Ciência e Saúde

Paranaguá registra vários avanços na área da saúde

Unidade de Saúde do Banguzinho foi reformada (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Implementação de horário estendido, referência para outros municípios brasileiros, a construção de três novas unidades básicas, além do funcionamento 24h do posto da Ilha dos Valadares são novidades

Paranaguá está passando por um momento bastante positivo no setor da saúde, na avaliação do prefeito Marcelo Roque. Os investimentos que vêm sendo realizados desde o início do ano passado, quando foi iniciada a gestão atual, estão trazendo os primeiros resultados positivos. A população passou a contar com uma assistência mais efetiva, de maneira ampla, com consultas, acompanhamento, especialidades médicas, exames e transporte adequado.

“Só não enxerga quem não quer os avanços que estamos tendo na saúde de Paranaguá. Nossa equipe está trabalhando bastante para oferecer um serviço de qualidade, com ações mais resolutivas, que melhorem a qualidade de vida do nosso povo”, comentou o prefeito. “Sabemos que há muito mais a fazer, mas temos certeza de que nossa população já está sendo tratada com muito mais qualidade e dignidade”, completou.

O primeiro investimento realizado, lembra a secretária municipal interina de Saúde, Lígia Regina de Campos, foi melhorar as condições de atendimento do Pronto Atendimento (UPA). Faltavam médicos e o tempo médio para atendimento era de quase 4 horas. “Mudamos o sistema de atendimento, definindo que os pacientes em caso mais graves eram os primeiros a serem atendidos. Fizemos testes seletivos para contratar mais médicos e hoje o tempo médio para atendimento não passa de uma hora”, comemora a secretária.

Entre os avanços apontados está a implantação do atendimento em horário estendido nas unidades básicas de Alexandra, Vila Garcia, Serraria do Rocha, Vila Divineia, Jardim Iguaçu e Gabriel de Lara. A Rodrigo Gomes, na Ilha dos Valadares, até julho deste ano também funcionava das 17h às 23h, mas passou a ter atendimento 24h, suprindo uma demanda de décadas e um anseio antigo da população da localidade, de aproximadamente 30 mil pessoas, maior inclusive que cidades litorâneas, como Morretes, que tem atualmente de quase 16 mil moradores.

O Centro Municipal de Diagnósticos (CMD) também passou a ter atendimento em horário estendido, bem como o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS). O horário estendido, que permite ao usuário buscar atendimento fora de seu horário de expediente de trabalho, foi uma iniciativa que virou referência para outros municípios do Paraná e até do Brasil.

A ampliação do Estratégia Saúde da Família (ESF), de 8% para 85% da população, também foi outro marco. Atualmente, quase todos os bairros da cidade contam com equipe completa e os moradores recebem em casa os agentes comunitários, enfermeiros e médicos, melhorando assim o atendimento substancialmente. “Nossas equipes trabalham questões preventivas, fazem acompanhamento dos pacientes, dentre outros serviços, como curativos e até entrega de medicamentos. Isso faz toda diferença e melhora nossos índices em relação à assistência em saúde”, observou a secretária Lígia.

foto2 serraria%203

Entre os avanços apontados está a implantação do atendimento em horário estendido nas unidades básicas de Alexandra, Vila Garcia, Serraria do Rocha (foto), entre outras (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Recentemente a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu formalizar a contratação de empresa para suprir os plantões médicos. Isso também foi considerado um verdadeiro avanço, na avaliação do prefeito Marcelo Roque. “A contratação destes profissionais é um problema para quase que 100% das prefeituras brasileiras, pois após se formarem muitos não querem trabalhar em cidades do interior, o que dificulta a assistência médica como um todos aos municípios. Felizmente, não sofremos mais com isso. Temos médicos atendendo em todas as unidades básicas, no CMD e na UPA”, observa o prefeito.

REPRESENTANTES CONFIRMAM MELHORA

O Parque São João é um bairro bastante populoso de Paranaguá e não tinha unidade de saúde, até julho do ano passado, quando foi inaugurada a Ubirajara Elias Roque (Branquinho). A região ganhou também o Estratégia Saúde da Família (ESF). Com isso, a melhora é nítida, na opinião do líder comunitário Paulo Sérgio de Carvalho. “Os moradores vêm nos falar que estão gostando muito. A saúde de Paranaguá está muito melhor”, comentou o morador.

Há 40 dias Carvalho mesmo pôde ver a melhora no serviço de saúde. Após cair com sua bicicleta elétrica e ter ferimentos nos joelhos e nos braços ele foi levado à UPA. Ficou surpreso com o tempo de espera. “Só levou 20 minutos para me atenderem. Já escutei relatos de pessoas que demoraram várias horas para ser atendida lá, há alguns anos. Fiquei muito contente com o atendimento. Recebi remédio na hora que saí do consultório”, comentou o morador.

A professora aposentada Marlene Caldeira também elogia as melhorias realizadas no sistema municipal de saúde. Ela é presidente da Associação de Moradores do bairro Nilson Neves, que já tinha ESF da unidade CAIC, mas a equipe era incompleta. Falta médico para atendimento. “Os moradores me procuram para elogiar porque agora o médico vai em suas casas para atender. Está sendo muito gratificante para a população”, avalia a líder comunitária

FUTURO AINDA MELHOR

Todas as unidades de saúde de Paranaguá já passaram por reforma desde o início de 2017. A sede da Semsap passou para um novo local. Deixou de atender na Avenida Gabriel de Lara e passou para o prédio onde antes funcionava o Centro Municipal de Especialidades (CME), que estava abandonado há anos e totalmente destruído. A estrutura também contou com melhorias como informatização e outras adequações necessárias para melhor atender a população.

O prefeito Marcelo Roque afirma que a situação vai melhorar mais. “Estamos com um planejamento para conseguirmos oferecer um serviço com muito mais qualidade para nossa população em relação à saúde. Podem ficar tranquilos que teremos um futuro ainda melhor. Estamos construindo três novas unidades de saúde, uma no Leblon, uma no Porto Seguro e outra em Encantadas, na Ilha do Mel. Em nossa administração a saúde é levada a sério”, garantiu o prefeito.
 

foto3 (3)

A ampliação do Estratégia Saúde da Família (ESF), de 8% para 85% da população, também foi outro marco (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá

Você também poderá gostar

Paranaguá registra vários avanços na área da saúde

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.