O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, recebeu representantes do Hospital Pequeno Príncipe na sexta-feira, dia 12. Em fevereiro deste ano, autoridades de Paranaguá apresentaram a intenção da vinda do maior hospital pediátrico do Brasil para o município, durante encontro nas dependências do ambulatório. Com isso, aumentaram as expectativas para a criação de um espaço em Paranaguá para que as crianças do município não precisem se deslocar até Curitiba para tratamento.
Na reunião, foram discutidas questões relacionadas ao trabalho de atendimento ambulatorial de especialidades pediátricas do Hospital Pequeno Príncipe (HPP) em Paranaguá.
“Esta parceria soma-se a outras que já fizemos para melhor atender a nossa população. Continuamos buscando melhorar nosso sistema de saúde”, enfatizou o prefeito Marcelo Roque.
Para a secretária Municipal de Saúde, Lígia Cordeiro, o início deste trabalho irá contribuir significativamente para a saúde infantil, uma vez que o Pequeno Príncipe é um dos hospitais de referência no atendimento a crianças em todo o Paraná.
A fase atual é de estudos de implantação, levantamento de demanda e adequação de espaço físico. “Estamos avaliando qual o melhor local para iniciar estes atendimentos”, destacou o superintendente da Secretaria Municipal de Saúde, Gianfrank Tambosetti.
O diretor técnico do Hospital, Dr. Donizetti Dimer Gianberardino Filho, a Diretora de Infraestrutura e Serviços Diagnósticos, Daisy Schwarz, Thelma Alves de Oliveira, assessora da Diretoria e Coordenadora de Projetos e a arquiteta Juliana Montoya estão acompanhando as tratativas desta nova ação em Paranaguá.
Atendimentos
Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Paranaguá, o município tem, aproximadamente, 50 mil crianças e adolescentes que poderão ser atendidas pelo Hospital Pequeno Príncipe. Tendo como base o ano de 2019 para a referência de dados, 2.492 pacientes do município deram entrada no atendimento ambulatorial no hospital em Curitiba, além de outros 873 que necessitam do serviço de Urgência e Emergência e 487 de internação.
Somando todos os municípios do litoral, nos anos de 2018, 2019 e 2020, mais de 12.683 crianças e adolescentes passaram pelo atendimento ambulatorial.
Sobre o Pequeno Príncipe
O Pequeno Príncipe é o maior hospital pediátrico do Brasil, um centro de referência para o diagnóstico e o tratamento de crianças e adolescentes. No Hospital, em Curitiba, são realizados mais de 288 mil atendimentos ambulatoriais ao ano. A instituição é referência em procedimentos de alta e de média complexidade, como transplantes de órgãos e de medula óssea que beneficiam meninos e meninas de todo o País.
O Pequeno Príncipe oferece 32 especialidades médicas, que contam com equipes multiprofissionais especializadas. Cerca de 70% da sua capacidade de atendimento é destinada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Isso faz com que receba crianças e adolescentes de diferentes Estados do Brasil.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá e Hospital Pequeno Príncipe