No sábado, 20, aconteceu o Dia D de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, em Paranaguá. A ação ocorreu dentro da campanha nacional lançada neste mês pelo Ministério da Saúde. As doses das vacinas ocorreram em todas as unidades básicas de saúde, das 9h às 17h.
De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mais de 2.500 doses de vacinas foram aplicadas durante o Dia D, na cidade. “As unidades básicas de saúde permaneceram abertas para o Dia D de vacinação. São duas campanhas: de Multivacinação e contra a Poliomielite. Na ação, mais de 2.500 doses de vacinas de rotina foram aplicadas”, informou a prefeitura.
A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite tem como público alvo as crianças menores de 5 anos de idade. As menores de 1 ano recebem a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido três doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população.
A vacinação continua nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, sem interrupções. “Ficamos felizes pelo resultado e reforçamos que a vacinação continua nas unidades básicas. Parabéns para as equipes que capricharam na decoração e animaram as crianças que foram se vacinar com seus responsáveis. O empenho foi além da aplicação, fez com que aqueles que procuraram as unidades encontrassem um ambiente alegre e acolhedor”, destaca a diretora de Enfermagem, Miriam Simião.
A campanha, que começou no dia 8 de agosto, seguirá até o dia 9 de setembro e o principal objetivo é aumentar as coberturas vacinais, evitando a disseminação de doenças como o sarampo ou a reintrodução de vírus já erradicados no Brasil, como o da pólio.
Além da Poliomielite, as crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos de idade foram vacinados com as vacinas de rotina na campanha de Multivacinação. As vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
A diretora lembra que se os pais ou responsáveis tiverem dúvidas sobre a carteira vacinal de seus filhos, podem buscar informações com a equipe de enfermagem na unidade básica mais próxima de sua residência. “O que não pode é deixar nossas crianças e adolescentes sem as vacinas. Qualquer dúvida, as equipes estão à disposição”, salienta a diretora de Enfermagem.
Em Paranaguá, além das unidades básicas, a vacinação contra a Covid-19 também ocorreu no último sábado, 20, no Terminal Urbano de Ônibus e na Subprefeitura “Waldir Salmon”, no bairro Nilson Neves. A imunização continua nos dois locais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá