Ciência e Saúde

Otorrinolaringologista explica os principais sintomas das rinites e sinusites

Dr. Marco Cesar Jorge Santos é médico otorrinolaringologista da Clínica Santiago de Paranaguá e do hospital IPO de Curitiba, e também é médico cooperado da Unimed Paranaguá

ys bf8l 1624658619

Você sabe a diferença entre rinite e sinusite? Essa pergunta causa dúvidas até mesmo em pessoas que sofrem com um dos, ou com os dois tipos diferentes de inflamação. Neste Momento Saúde da Unimed Paranaguá, o Dr. Marco Cesar Jorge Santos fala sobre os principais sintomas e cuidados com as rinites e sinusites. Confira:

Qual a diferença entre rinite e sinusite?

Dr. Marco – A rinite pode ser alérgica e não alérgica. A rinite alérgica é aquela que o paciente apresenta coceira no nariz, obstrução nasal e coriza. A rinite não alérgica pode ser aquela que, por exemplo, o paciente apresenta quando sai do banho e dá um monte de espirro. Mas a pior é aquela que o paciente fica pingando aquelas “gotinhas” no nariz para destrancar. Essa pode trazer muitos problemas. A sinusite ela pode ocorrer após resfriados, podendo ser sinusite aguda bacteriana que geralmente tem como sintomas a obstrução nasal, dor em face e secreção nasal anterior ou posterior de coloração amarelada ou muito espessa.  

Quais os principais sintomas da sinusite e rinite?

Dr. Marco –  Obstrução nasal as duas fazem. A coriza clara é mais comum na rinite alérgica, na sinusite normalmente a secreção é espessa e amarelada. Dor em face normalmente é mais característico na sinusite. Principalmente com lateralidade, ou seja, quando o paciente tem dor só num lado da face.

Quem tem rinite pode ter sinusite?

Dr. Marco – Pode sim. Na verdade, são duas doenças diferentes e uma doença não leva à outra.

Como evitar uma crise de rinite ou sinusite nos períodos mais frios?

Dr. Marco – Em tempos de pandemia como estamos vivendo, sem dúvida, a utilização da máscara evita em muito as crises de sinusite. A rinite alérgica fica na dependência do tipo de rinite que o paciente apresenta. Por incrível que pareça, existem pacientes que apresentam crise de rinite devido ao frio.

Existe tratamento e qual é?

Dr. Marco – Para rinite e para sinusite o melhor tratamento inicial sem dúvida é a lavagem nasal com soro fisiológico. A lavagem sem dúvida tem que ser realizada pelos pacientes. Na rinite alérgica, além da lavagem nasal o paciente pode utilizar spray nasal com corticoide tópico e antialérgicos também. Na sinusite, o tratamento na aguda bacteriana a gente utiliza anti-inflamatórios e antibióticos. Mas na sinusite crônica, quando o paciente apresenta os sintomas por muito tempo, a gente realiza cirurgia nasal para tentar resolver o problema de sinusite do paciente.  

Você também poderá gostar

Otorrinolaringologista explica os principais sintomas das rinites e sinusites

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.