Ciência e Saúde

Nutricionista dá dicas de alimentação no inverno

Nutricionista Cynthia Elizabeth ressalta que alimentação no inverno é parecida com a do restante do ano

vuecs5q 1584430780

Saiba como evitar comidas calóricas nos dias frios 

Com a chegada do frio, vêm também as festas e comidas típicas difíceis de resistir, sendo, a maioria delas, calóricas. Não é incomum, nesta época do ano, as pessoas sentirem mais fome, comerem mais e, consequentemente, ganharem peso. 

Mas, seguindo alguns passos, e com a escolha dos alimentos certos, ganhar peso nesta época do ano não precisa ser uma sentença. Quem afirma é a nutricionista Cynthia Elizabeth Fernandez. 

A profissional ressalta que, de modo geral, a alimentação no inverno é parecida com a do restante do ano. O que ocorre é a escolha de certos alimentos da estação, e as preparações.

“No frio nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido, necessitando assim de maior quantidade de caloria, por isso notamos que temos mais fome”, aponta. A nutricionista dá algumas dicas de alimentação nos dias frios. Confira:

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

2%20 %20%C3%89%20preciso%20optar%20por%20pratos%20mais%20levesÉ preciso optar por pratos mais leves, pois no frio o corpo gasta mais energia para se manter aquecido

Sopas

São uma boa opção em dias frios e podem ser também muito saudáveis. O consumo de sopas com verduras, legumes e carnes magras representa uma alimentação pouco calórica. Entretanto é necessário ter cuidado quando são escolhidos elementos como queijos e creme de leite, pois há um adicional de calorias, então esses itens podem ser evitados.

Chocolate quente

Uma das queridinhas do frio, essa bebida pode ser extremamente calórica, sendo aconselhado o consumo moderado. Para tornar o chocolate quente mais saudável, a recomendação é utilizar chocolate com concentração acima de 70% de cacau e preferir o leite desnatado. Vale salientar que o chocolate quente pode ser substituído por chás, por exemplo, que também garantem um aquecimento do corpo e podem ser extremamente gostosos. 

Vegetais, legumes e frutas

Muitas pessoas deixam de inserir na alimentação esses itens durante os dias frios. Entretanto, isso não é aconselhável, uma vez que eles são ricos em vitaminas, minerais e água, garantindo uma alimentação saudável. Além disso, esses alimentos promovem saciedade, diminuindo assim exageros alimentares. Podem ser consumidos in natura, em sopas, em cozidos, assados ou refogados.

HIDRATAÇÃO

foto4 hidratacaoA hidratação é extremamente importante em dias frios

Costumamos relacionar nosso consumo de água com a temperatura do dia; ou seja, em dias frios sentimos menos sede, sendo assim, tomamos menos água; a hidratação é extremamente importante em dias frios, pois uma boa hidratação é necessária para evitar ressecamento de mucosas e aumento de doenças respiratórias, por exemplo.

A nutricionista Cynthia ressalta que alimentação também ajuda a manter a pele saudável no inverno. “Além de você ter uma boa alimentação durante o ano todo, mantém seu peso saudável e também cuida de sua aparência”, ressalta. 

“A pele tem uma relação direta com a nutrição celular. Por isso, comendo o que faz bem, ajudamos a manter a pele bonita e cheia de saúde o ano inteiro, especialmente durante o inverno, época que facilita o seu ressecamento e envelhecimento. Vale a pena adotar os cuidados com a alimentação nesta época gostosa do ano”, finaliza.

Você também poderá gostar

Nutricionista dá dicas de alimentação no inverno

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.