Na terça-feira, 21, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o informe epidemiológico da Dengue n.º 1, que compreende o novo período sazonal da doença, que vai do dia 28 de julho de 2024 até julho de 2025, de acordo com o calendário epidemiológico definido pelo Ministério da Saúde.
Conforme consta nos dados técnicos, neste boletim o litoral paranaense registrou quatro novos casos de Dengue e nenhum óbito, doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. A região litorânea registra, então, os casos de pessoas infectadas e de casos suspeitos neste período de monitoramento. Além disso, o boletim estadual apresenta outras informações de notificações, casos suspeitos e óbitos da doença.
- Vacinas nas escolas: instituições do litoral do Paraná já imunizam estudantes
- Unidades Básicas de Saúde do Paraná registram aumento nos casos de diabetes e hipertensão
LITORAL
Neste primeiro informe divulgado pela Sesa, o litoral contabiliza, ao todo, quatro casos de Dengue, sendo Morretes (2); Guaratuba (1); e Paranaguá (1). A região litorânea não registrou nenhum óbito pela doença.
O litoral do Paraná tem 82 casos em investigação da doença, sendo Paranaguá (44); Guaratuba (20); e Matinhos (11).
Em relação a Chikungunya e Zika Vírus, não há confirmações nos municípios que compõem a 1.ª Regional de Saúde.
PARANÁ
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou na terça-feira, 20, o primeiro boletim epidemiológico da dengue que compreende o novo período sazonal da doença. De acordo com o informe da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, foram registrados 487 novos casos de dengue e nenhum óbito. O Paraná contabiliza ainda 3.739 notificações, sendo que 2.403 casos estão em investigação.
O novo período vai do dia 28 de julho de 2024 até julho de 2025. A data exata do término do período dependerá da publicação do calendário epidemiológico do ano que vem.
Ao todo, 228 municípios já registraram notificações da doença que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 92 possuem casos confirmados.
O Paraná encerrou o período epidemiológico 23/24 da dengue com 595.732 casos confirmados e 610 mortes em decorrência da dengue. Londrina (40.552), Cascavel (32.338), Maringá (23.232), Apucarana (18.619) e Ponta Grossa (17.440) foram os municípios com mais casos confirmados no período epidemiológico anterior.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
OUTRAS ARBOVIROSES
Chikungunya e Zika também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e as informações sobre essas doenças constam no mesmo documento. Neste período houve o registro de 10 novos casos de Chikungunya e 32 notificações da doença no Estado. Não há casos notificados e nem confirmados de Zika vírus.
A Sesa reforça a importância da remoção de criadouros para a eliminação de qualquer local ou recipiente que possa acumular água.
Com informações da Sesa