Ciência e Saúde

Novo edital do programa Mais Médicos prevê vagas para municípios do litoral do Paraná

Paranaguá, Antonina, Guaratuba e Matinhos estão entre as cidades contempladas

foto1 freepik mais medicos 1

A intenção é fortalecer a assistência nas regiões remotas e de maior vulnerabilidade social (Foto: Ilustrativa/Freepik)

O Governo Federal lançou um novo edital do programa Mais Médicos para ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Para o Paraná, estão previstas 161 vagas em 107 municípios do Estado. O litoral do Paraná foi contemplado com vagas para Paranaguá (4) Antonina (1), Guaratuba (1) e Matinhos (1).

Do total, há 56 vagas em 39 municípios que estão em áreas de média ou alta vulnerabilidade. A cidade com maior número de oportunidades previstas é Colombo, com nove postos, seguida de Ponta Grossa (7), São Mateus do Sul (5), Paranaguá (4) e São José dos Pinhais (4). 

Segundo o Governo Federal, a intenção é fortalecer a assistência nas regiões remotas e de maior vulnerabilidade social. 

“Estamos acompanhando o cronograma do edital que deverá divulgar entre 17 e 19 de maio o local de atuação”, explicou a secretária municipal de Saúde de Paranaguá, Patricia Scacalossi.

O Programa Mais Médicos é uma política pública para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa leva médicos para regiões prioritárias, remotas, de difícil acesso e de alto índice de vulnerabilidade, onde há escassez ou ausência desses profissionais.

O Mais Médicos compõe um conjunto de ações e iniciativas do Governo Federal, com apoio de Estados e municípios, para o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família (ESF) do País, porta de entrada preferencial do SUS, que está presente em todos os municípios e próxima das comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde da população são resolvidos.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é reconhecida por melhorar os resultados de saúde de forma mais justa. Estudos mostram que países que investem fortemente na APS tendem a ter uma população com melhores condições de saúde, mais equidade, menos internações desnecessárias e, por isso, um crescimento mais controlado dos gastos com saúde.

Com informações do Ministério da Saúde

Você também poderá gostar

Novo edital do programa Mais Médicos prevê vagas para municípios do litoral do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Novo edital do programa Mais Médicos prevê vagas para municípios do litoral do ParanáAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.