As pessoas que necessitam de atendimento médico na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) poderão saber, antes mesmo de sair de casa, por qual médico deverá ser atendido assim que chegar ao local da consulta. Isso porque, o prefeito Marcelo Roque determinou que a escala de plantões médicos na UPA esteja sempre disponibilizada na Internet, no site da Prefeitura de Paranaguá (www.paranagua.pr.gov.br), bem como na própria Unidade
O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique Oliveira, faz visitas à UPA durante a primeira semana de trabalho para verificar se os médicos plantonistas estão atendendo, inclusive durante a madrugada.
Foram constatadas faltas de alguns médicos e má distribuição dos plantões. “O servidor público que faltar sem justificativa ou que for comprovada conduta inadequada está sujeito à abertura de um processo de sindicância”, afirmou o secretário. Além disso, se provado algum tipo de irregularidade, as punições podem ir da anotação em ficha funcional (o que dificulta a progressão na carreira pública) até a exoneração do funcionário.
MELHORIAS NO ATENDIMENTO
De acordo com o prefeito Marcelo Roque, é possível melhorar o atendimento com medidas como essa. “Vi uma escala que tinha nove médicos plantonistas para uma madrugada, quando só se tem seis consultórios. Vamos melhorar a distribuição e isso vai contribuir para que o parnanguara seja atendido mais rapidamente”, disse, explicando que a saúde será prioridade da gestão.
Marcelo Roque disse ainda que vai exigir o compromisso de todo o servidor para com a prestação de um bom serviço à sociedade e afirmou que em um prazo máximo de seis meses quer dar nova cara à área da saúde em Paranaguá. “Infelizmente estamos vendo que há pessoas que não estão cumprindo seus horários e isso se reflete na população”, declarou. “Por isso, reafirmo o meu compromisso de exigir a seriedade e responsabilidade de todos que trabalham na Prefeitura de Paranaguá”, concluiu.
Nomes dos médicos plantonistas serão divulgados à população
Fotos: Prefeitura de Paranaguá