Na última sexta-feira, 12, a Prefeitura de Pontal do Paraná, com equipes das secretariais municipais de Obras e Serviços Públicos, realizou um amplo mutirão contra a Dengue no município com foco na limpeza e retirada de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, bem como do Zika vírus e Chikungunya. A operação recolheu cerca de 270 toneladas de resíduos e ocorreu nos balneários Primavera e Santa Terezinha.
“A ação foi realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos o intuito foi a retirada dos resíduos para se evitar também focos do mosquito da Dengue. Pontal do Paraná tem grande probabilidade de proliferação devido ao calor e também por ter criadouros de lixos domésticos, depósitos naturais (bromélias) e depósitos fixos (piscinas, tanques, calhas, pneus, caixas d’água, entre outros)”, informa o município.
Segundo o município, ao todo, foram carregados 21 caminhões com entulhos, algo que totalizou a retirada de 270 toneladas de resíduos. “A Prefeitura de Pontal do Paraná pede à população que faça também a sua parte, evitando jogar lixo nas ruas, contribuindo para evitar enchentes, alagamentos e possíveis focos do mosquito da Dengue. Ajude a manter a cidade limpa”, acrescenta a assessoria.
Dengue em Pontal
Segundo o Informe Técnico n.º 37 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Pontal do Paraná registrou desde agosto de 2022 até a última terça-feira, 9, um total de 70 casos de Dengue, entre eles seis de Dengue com Sinais de Alerta (DSA). Atualmente, a Sesa investiga 462 casos suspeitos da doença.
Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná