conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Mulheres de Paranaguá serão beneficiadas com exames gratuitos da unidade móvel do Sesc

Publicado

em

Foto: Bruno Tadashi/ Sesc PR

A unidade móvel Sesc Saúde Mulher – serviço itinerante que oferta, gratuitamente, exames preventivos de Câncer de Mama e de Colo de Útero beneficiará a população de Paranaguá a partir do dia 30 de novembro. O convênio entre o Sesc PR e a prefeitura será assinado na segunda-feira, 29, durante a solenidade de lançamento do projeto no município.

A solenidade será realizada a partir das 15h, seguindo todos os protocolos sanitários, no Sesc Paranaguá (Rua Domingos Peneda, 947, Estradinha – Paranaguá), local onde a unidade móvel está instalada.

O Sesc Saúde Mulher permanece no município até o dia 13 de dezembro. No período, devem ser realizados cerca de 400 exames, entre mamografias e preventivos (citopatológicos). As mamografias são voltadas às mulheres de 50 a 69 anos; já os exames preventivos (citopatológicos) de 25 a 64 anos de idade.

Atendimentos

Os atendimentos ocorrerão conforme faixa etária e agendamentos prévios. A Secretaria de Saúde de Paranaguá é responsável pelos agendamentos e fará os encaminhamentos das mulheres até a unidade móvel.

Secretaria de Saúde fará os agendamentos das mulheres para o atendimento na unidade móvel (Foto: Ivo Lima/Sesc PR))

Lançada em 2017, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher já atendeu a população de 33 municípios – o último deles foi Guaraqueçaba. Ao total foram 7.672 mamografias, sendo que 99 exames (1,29%) obtiveram resultados com indício de câncer.

Outros 7.123 exames citopatológicos também foram realizados, sendo que 43 exames (0,6%) obtiveram resultados com indício de câncer e em 1.071 (15,04%) foram identificadas patologias não cancerígenas que foram encaminhadas para tratamento pelo médico de cada município. Quanto às atividades de Educação em Saúde, foram realizadas até o momento 591 ações educativas, contemplando 15.884 pessoas.

Fonte: Sesc PR