Na quarta-feira, 17, a Prefeitura de Morretes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que a vacinação contra a Influenza prossegue no município até o dia 31 de maio. A imunização está ocorrendo de forma centralizada no Núcleo Integrado de Saúde (NIS – Centro), assim como as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) da Vila das Palmeiras e Sambaqui, com foco em atendimento descentralizado e ágil para os grupos prioritários da imunização contra a Gripe.
“Essa medida visa simplificar o acesso e proporcionar um atendimento mais ágil e organizado a todos os cidadãos que desejam se proteger contra a Gripe. Além disso, destacamos que a vacina contra a gripe também está disponibilizada nos postos de saúde da vila das Palmeiras e Sambaqui, onde possuem sala de vacina e sistema de refrigeração”, informa a Secretaria de Saúde.
Segundo o município, a vacinação é de extrema importância, sendo “uma medida fundamental para proteger a saúde de todos, especialmente neste momento em que enfrentamos desafios relacionados à saúde pública”, acrescenta. “Contamos com a colaboração de todos os munícipes para que juntos possamos promover a saúde e o bem-estar de nossa comunidade”, afirma a Prefeitura. A imunização ocorre no horário de atendimento das unidades de saúde e NIS.
Sobre a vacina e públicos
“A vacina utilizada é a trivalente, ou seja, apresenta três tipos de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A vacina da influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez, deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias”, explica a pasta.
De acordo com o município, crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes e puérperas devem se imunizar no NIS, enquanto as duas unidades de saúde recebem todos os públicos.
Com informações da Prefeitura de Morretes