Ciência e Saúde

Ministro Ricardo Barros afirma que vacina contra Zika Vírus está próxima

Em Paranaguá, ministro prestou contas das ações no Ministério da Saúde

m4lp7ype 1584473587

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, esteve em Paranaguá no sábado, 21, para prestar contas das ações desenvolvidas nos primeiros 200 dias em que está à frente da pasta federal aos prefeitos dos municípios do litoral do Estado. Além das autoridades, um grande número de pessoas do setor da saúde de diversas cidades da região compareceu na audiência de trabalho realizada no Teatro Municipal Rachel Costa.

Antes mesmo da composição da mesa de trabalho, a qual contou com a presença da vice-governadora Cida Borgethi, com a deputada federal, Christiane Yared, o deputado federal Hidekazu Takayama, além dos prefeitos de Antonina, José Paulo, o de Guaratuba, Roberto Justus, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, bem como o presidente da Câmara dos Vereadores de Paranaguá, Marcus Elias Roque, o ministro Barros iniciou a apresentação dos dados referentes aos investimentos já realizados em todo o País.

 

foto%202 %20mesa%20composta%20pelas%20autoridades%20(1)
Presença do ministro atraiu autoridades dos municípios do litoral, além da vice-governadora e de deputados federais

 

O destaque ficou para o esforço que vem sendo feito pelo Ministério da Saúde no que diz respeito a uma vacina que seja eficaz no combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. “Em parceria com o Instituto Butantã, em São Paulo, estamos realizando testes avançados para que tenhamos, ainda neste ano, uma vacina que imunize a população contra a chykungunia, zika vírus e a dengue”, disse. 

 

ESTUDOS

Em uma entrevista exclusiva à reportagem da Folha do Litoral News, logo após o evento, o ministro fez uma breve explanação sobre os estudos a respeito da imunização contra o zika vírus. “A vacina utiliza a técnica de DNA, considerada uma tendência para o futuro da imunização. O paciente receberá uma amostra do DNA que contém proteína do zika vírus. A expectativa é que o organismo do indivíduo reaja ao vírus e crie uma resposta imune”, explicou. Ricardo Barros falou também sobre repasses de recursos feitos a Paranaguá, neste início de ano, os quais chegam ao valor de R$ 1,2 milhões. Os recursos terão como finalidade a construção de uma Unidade Básica de Saúde, aquisição de equipamentos e de veículos para a frota da saúde. O valor destinado ao litoral é de R$ 3.174.210.

 

VOLTA DO GAPER E AMBULANCHA

A parte final da audiência de trabalho do Ministério da Saúde teve como destaque as sugestões e questionamentos feitos por parte do público, o qual fez cerca de 15 intervenções, todas respondidas por Ricardo Barros. A ambientalista Lilian Picanço foi a primeira a falar e manifestou a importância da reabertura do Grupo de Apoio ao Programa de Educação Respiratória, o qual deixou de contar com as parcerias que permitiam o tratamento aos pacientes.

Representantes de entidades ligadas à área da saúde no litoral pediram o repasse de verbas da União para a compra de uma ambulancha. “A intenção é que a ambulancha fique na sede do Corpo de Bombeiros e os profissionais do Samu que sejam os responsáveis pelo atendimento”, pediu a vice-prefeita de Antonina, Valéria Regina de Oliveira.

Você também poderá gostar

Ministro Ricardo Barros afirma que vacina contra Zika Vírus está próxima

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Ministro Ricardo Barros afirma que vacina contra Zika Vírus está próximaAvatar de Redação

Redação