Na quarta-feira, 8, a Prefeitura informou que a Vigilância Sanitária de Paranaguá (VISA) iniciou um processo de inspeção sanitária intensiva devido aos três casos confirmados de intoxicação por metanol em Curitiba, no Paraná. Paranaguá não conta com nenhum caso suspeito, mas mesmo assim está adotando medidas seguindo as notas técnicas conjuntas Conjunta n.º 360/ 2025 – DVSAT/ SVSA/ MS e n.º 11/2025 – DAV/ SESA.
De acordo com o município, a equipe da Vigilância Sanitária alinhou detalhes das ações de fiscalização. Uma reunião interna foi feita “para avaliar o cenário epidemiológico e alinhar o plano de ação de fiscalização e intervenção”, completa.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
“A partir desta quarta-feira, dia 8, a Vigilância Sanitária inicia um cronograma de inspeção sanitária intensiva nas distribuidoras de produtos químicos e nos estabelecimentos que manipulam ou comercializam substâncias que possam conter metanol”
Objetivo e prevenção
Segundo o município, o objetivo principal das inspeções é rastrear a origem de qualquer substância ilícita e garantir o correto armazenamento e rotulagem dos produtos, isso ocorrerá por meio da retirada imediata de circulação de quaisquer itens que representem risco à saúde pública. “Além da fiscalização, a VISA está realizando informes para os comerciantes sobre os riscos do metanol e a importância de consumir apenas produtos de origem e procedência legalizada”, complementa a assessoria.
Orientações
“A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), orienta que informações oficiais sobre a situação serão centralizadas na sua assessoria de imprensa, que é responsável pela consolidação dos dados e pela divulgação pública de comunicados e atualizações à mídia. A Sesa solicita que todas as demandas de jornalistas sejam encaminhadas pelo e-mail: [email protected] ou WhatsApp (41) 99118-8824”, finaliza a assessoria.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá