Ciência e Saúde

Meninos de 12 e 13 anos serão vacinados contra HPV

Vacina entrará no Calendário Nacional de Vacinação do SUS

ceh84nah 1584476917

A partir de 2017, meninos entre 12 e 13 anos poderão ser vacinados contra o HPV. A campanha vacinal deve iniciar em janeiro do próximo ano com a disponibilização da vacina, através do Ministério da Saúde. A vacina entrará no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). No Paraná, serão 191,8 mil meninos beneficiados de 12 e 13 anos, além de 5,2 mil jovens entre 9 e 26 anos, vivendo com HIV/Aids.

De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a inclusão dos adolescentes faz parte de um conjunto de ações integradas que o Ministério da Saúde tem realizado com o objetivo de conseguir mais resultados com os recursos financeiros já disponíveis. “A ampliação da vacina é mais um avanço que conseguimos fazer, aproveitando essa redução de doses no grupo das meninas para ampliar a oferta também para os meninos. É muito importante a inclusão dessa faixa etária. Precisamos estimular este público a participar das mobilizações para vacinação”, salientou.

O secretário municipal de Saúde de Paranaguá, Leovaldo Bonfim Pinto, disse que a vacina é bastante importante. “A vacina é importante porque quando esses meninos chegarem à idade sexualmente ativa já estarão protegidos contra esse vírus. Como essa é uma doença sexualmente transmissível normalmente é o parceiro que acaba sendo o transmissor desse vírus. Como a doença nos meninos geralmente é assintomática, eles, muitas vezes, nem ficam sabendo que têm o vírus e acabam o transferindo às mulheres”, destacou. “É muito importante que os meninos sejam imunizados porque dessa forma é interrompida a transmissão viral”, observou. O secretário lembrou ainda que apesar de o vírus, na maioria das vezes, não apresentar sintomas em homens, há casos de o vírus causar câncer de pênis, ânus e outros.

O Papiloma Vírus Humano (HPV) tem sua transmissão principalmente por via sexual, sendo o responsável por casos de câncer de colo de útero, além de câncer de vulva, vagina, ânus, pênis e orofaringe.

 

COMO FUNCIONARÁ

O esquema vacinal para os meninos contra HPV será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica. A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Foto: Divulgação

Você também poderá gostar

Meninos de 12 e 13 anos serão vacinados contra HPV

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.