Ciência e Saúde

Meninos de 12 e 13 anos devem ser vacinados contra HPV

Todas as unidades básicas de saúde contam com as doses da vacina

tg8z81w 1584472705

Desde janeiro de 2017, meninos entre 12 e 13 anos podem ser vacinados contra o HPV. A campanha vacinal iniciou em janeiro com a disponibilização da vacina através do Ministério da Saúde.  A vacina entrou para o Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). “A procura ainda está baixa. Algumas situações podem estar acarretando a baixa procura como a próprio receio de sentir dor pelos adolescentes em tomar vacina como também as férias escolares. Muitas pessoas ainda estão viajando e acreditamos que com o retorno das aulas aumente também a procura nas unidades de saúde”, comentou a enfermeira do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Andrea Gomes Moura.

A profissional reforçou que todas as unidades básicas de saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Gabriel de Lara contam com doses da vacina que entrou para o calendário vacinal. “Não é uma campanha, essa vacina faz parte do calendário. Meninos de 12 e 13 anos devem tomá-la em duas doses aplicadas com um intervalo de seis meses entre elas”, orientou.

Também está baixa a procura por meninas para tomar a vacina HPV. “Todas as meninas com idade entre 9 e 14 anos devem se vacinar. No caso das meninas são três doses. A primeira vacina e depois dois reforços também há cada seis meses de intervalo entre elas”, explicou. Andrea salientou que é interessante que os responsáveis levem os adolescentes ainda neste mês já que em março inicia a vacina contra a dengue e é necessário um intervalo de 30 dias entre uma vacina e outra. “Quando o responsável vai à unidade de saúde para aplicação da dose, é importante levar a carteira de vacinação, porém, caso não a tenha, é possível verificar o esquema vacinal do adolescente dos últimos 10 anos. Com a carteira de vacinação, o profissional poderá verificar quais vacinas não estão em dia e atualizar o esquema vacinal. Chamamos os responsáveis para levar seus filhos, pois é importante para a saúde deles”, ressaltou a enfermeira.

 

HPV

O Papiloma Vírus Humano (HPV) tem sua transmissão principalmente por via sexual, sendo o responsável por casos de câncer de colo de útero, além de câncer de vulva, vagina, ânus, pênis e orofaringe. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. 

A vacina disponibilizada para os meninos é a quadrivalente, que já é oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas. Confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

Você também poderá gostar

Meninos de 12 e 13 anos devem ser vacinados contra HPV

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.