Ciência e Saúde

Matinhos realiza mutirão de enfrentamento à Dengue no balneário Riviera

Localidade é que teve maior número de casos da doença no município

l45tbya2

Na quarta-feira, 5, a Prefeitura de Matinhos, junto à Secretaria Municipal de Saúde com apoio de outras pastas municipais, deu início aos mutirões de combate e prevenção à Dengue em vários balneários e bairros do município. A primeira ação ocorreu no balneário Riviera onde, de acordo com as informações da pasta de Saúde, foi registrado o maior número de pessoas com diagnóstico da Dengue em Matinhos. 

“O primeiro bairro a receber a ação será o Riviera, onde foi registrado o maior número de casos. Na sequência, outras regiões de Matinhos serão abrangidas pela força-tarefa. As secretarias de Saúde, do Meio Ambiente e de Obras – além do Departamento de Fiscalização – estão envolvidas nos esforços para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Entre as ações estão a limpeza, fiscalização de terrenos e medidas de conscientização dos moradores”, relata o município.

O município reforça que a população precisa colaborar com o município no enfrentamento à Dengue nos mutirões. “Os moradores devem fazer a varredura nos seus quintais, além da retirada dos entulhos para que seja feito o recolhimento. Também pede colaboração nos casos em que os agentes precisam adentrar a sua residência, pois o objetivo é livrar a população dos perigos da Dengue”, informa o Departamento de Comunicação.

Secretário reforça importância do apoio da população e das denúncias

“O prefeito Zé da Ecler pediu para nós fazermos este comunicado pela questão de haver muitos casos suspeitos de Dengue no nosso município, afetando diretamente a nossa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e os postos de saúde. Viemos pedir a colaboração dos munícipes, que nos ajude a cuidar e eliminar os focos de Dengue no município”, afirma o secretário municipal de Saúde, Aldemir Zwetsch Júnior, em transmissão ao vivo feita pelo Departamento de Comunicação no Facebook da Prefeitura de Matinhos em 24 de março, após coletiva para tratar sobre o aumento de casos de Dengue no município. 

Segundo o gestor, na última semana de março havia filas na UPA devido aos atendimentos de suspeitas da Dengue, com filas que poderiam chegar a cinco horas de espera. “Esse é um medo nosso. Que possa virar um surto de Dengue possivelmente no futuro dentro de 10 a 14 dias. Acho que o melhor é prevenir e unir esforços para lutar contra a Dengue. Pedimos ajuda de toda a população. Que fiscalize, que fiscalize seu vizinho, que venha na Ouvidoria no caso, por exemplo, do vizinho ter uma piscina toda suja há 15 dias e morar longe. Que a pessoa venha até a Ouvidoria,  que nós temos uma Lei em que nós podemos adentrar na casa. Em caso de constatar Dengue, nós podemos multar e limpar essa piscina”, explica Aldemir Zwetsch Júnior.

“A prefeitura está fazendo a sua parte. Soltamos a campanha da multa em terrenos baldios que estão sujos. Teve um engajamento bacana da população e estamos aqui encarecidamente pedindo a ajuda dos cidadãos, porque a Prefeitura sozinha não consegue. Não adianta fazermos todos os métodos de prevenção, se a população também não abraçar a causa. É um bem que se está fazendo a si próprio”, ressalta, reforçando a importância que moradores não somente limpem seu quintal, mas que denunciem ao município existência de criadouros do Aedes Aegypti em casas vizinhas, visto que o mosquito pode voar por 400 metros e contaminar toda uma vizinhança com a Dengue. “Que façam essas denúncias. A Prefeitura vai tomar as medidas. Estamos com todos os agentes na rua, fazendo as barreiras, verificando nas casas”, finaliza o secretário de Saúde. 

Para denúncias e informações, o cidadão pode entrar em contato com a Prefeitura de Matinhos pelo telefone 0800 397 1600.

Com informações da Prefeitura de Matinhos

Você também poderá gostar

Matinhos realiza mutirão de enfrentamento à Dengue no balneário Riviera

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Matinhos realiza mutirão de enfrentamento à Dengue no balneário Riviera

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.