Na sexta-feira, 31, a Prefeitura de Matinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde junto a todas as pastas do Executivo, realizou uma reunião na sede da Secretaria de Saúde para tratar de uma série de ações conjuntas de prevenção e enfrentamento contra a Dengue no município. Estratégias serão adotadas como forma de resposta ao crescimento de casos da doença no município.
“Estão programadas ações nos bairros de Matinhos, num esforço conjunto de toda a gestão municipal. Ainda nesta sexta, foi instituída a Comissão Gestora Municipal de Políticas de Enfrentamento à Dengue e Outras Endemias. O grupo será composto por integrantes de todas as secretarias e departamentos, de acordo com o Decreto Municipal n.º 1951/2023”, informa a prefeitura.
Terrenos baldios
Na última semana, o Departamento de Fiscalização, em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, deu prosseguimento às ações de enfrentamento à Dengue em Matinhos. “Além de fazer a limpeza, o setor também é responsável por notificar proprietários de terrenos e autuar os prazos não cumpridos por eles”, completa o Departamento de Comunicação.
“O departamento reforça que, se forem encontrados focos de dengue, o proprietário é notificado e deve providenciar a limpeza. Para os moradores, a notificação é presencial. Já para proprietários que não residem em Matinhos, ela é feita por meio de correspondência. Se a irregularidade persistir, serão aplicadas multas”, finaliza a Prefeitura.
40 casos de Dengue em Matinhos
De acordo com o Informe Técnico n.º 31 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado na última terça-feira, 28, Matinhos, desde agosto de 2022 até 28 de março de 2023, conta com 40 casos confirmados de Dengue. Seis dos registros da doença são de Dengue com Sinais de Atenção (DSA). Nenhuma morte decorrente da doença ocorreu no município.
Com informações da Prefeitura de Matinhos/Departamento de Comunicação