Até segunda-feira, 9, segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), 18.450 pessoas foram vacinadas em Paranaguá contra a dengue. As doses estão sendo oferecidas de forma gratuita à população através da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa), para cidadãos de 30 municípios paranaenses, incluindo Paranaguá, onde a população da faixa etária de nove até os 44 anos, 11 meses e 29 dias deve tomar a sua dose em unidades de saúde e outros vários pontos de vacinação espalhados pela cidade.
De acordo com a 1.ª Regional de Saúde da Sesa, a meta inicial de vacinação era de 91.318 munícipes. Segundo a Semsap, do total de 18.450 pessoas que foram vacinadas, cerca de 3,2 mil receberam a segunda dose da vacina, enquanto 15,2 mil receberam a terceira e última dose, que concretiza a imunização. Ao todo, até o presente momento, 9.372 homens e 9.072 mulheres foram vacinadas nesta terceira etapa da campanha de vacinação da dengue em Paranaguá.
Segundo a Sesa, a vacina reduz em 65% a possibilidade de pegar dengue, diminuindo drasticamente as chances de internação, de quadro grave da dengue e óbito, bem como reduz a incidência viral da doença entre os munícipes. A vacinação está em sua terceira etapa, que será encerrada no dia 27 de outubro. Nesta fase, os munícipes podem tomar apenas a segunda e a terceira dose, como forma de garantir a eficácia da campanha, que foi iniciada no dia 13 de agosto de 2016.
Nos bairros, saldo de vacinação é positivo
MUTIRÃO
Além da vacinação, a Prefeitura de Paranaguá, no último dia 6, iniciou outra forma de prevenção contra a dengue: um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti nos bairros, algo que foi determinado pelo prefeito Marcelo Roque. Em todas as quintas e sextas-feiras de outubro, equipes coordenadas por agentes de endemias, compostas por todos os secretários, superintendentes e cargos comissionados, irão percorrer inúmeros bairros com a intenção de conscientizar e de eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Este é o terceiro mutirão contra o Aedes Aegypti realizado pelo município com todos os cargos comissionados e secretários desde o início de 2017.