conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Litoral tem 26 casos sendo investigados por Dengue

No Paraná foram 36 novos casos confirmados da doença

Publicado

em

Foto: Divulgação / AEN

Segundo os dados técnicos, neste boletim o litoral paranaense não contabilizou casos confirmados de dengue

Na terça-feira, 16, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o Informe Epidemiológico n.º 13/2021-2022 sobre a situação da dengue em todo o Paraná. Segundo os dados técnicos, neste boletim o litoral paranaense não contabilizou casos confirmados de dengue, doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. A análise abrange o período entre o dia 10 a 16 de novembro.

Litoral 

O litoral do Paraná tem 26 casos em investigação da doença, sendo: Paranaguá (13); Pontal do Paraná (8); Guaratuba (4) e Antonina (1).

O Informe Epidemiológico n.º 13/2021-2022 da Secretaria de Estado da Saúde indica que no litoral não há confirmações de febre Chikungunya e de Zika Vírus.

Paraná

De acordo com o boletim semanal da dengue divulgado pela Sesa, 36 novos casos foram registrados no Paraná, totalizando 397 infectados. Os dados são do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1.º de agosto e deve seguir até julho de 2022.

Até o momento 73 municípios registraram casos da doença, sendo que 59 municípios confirmaram casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência.

Há ainda, 1.704 casos em investigação e 255 municípios registraram notificações de dengue, que passaram de 7.948 para 8.626. O Estado não registrou nenhum óbito neste período.

“Desde que iniciamos o novo período sazonal, não constatamos nenhuma morte, mas os casos aumentam todas as semanas, principalmente nesta época do ano. Com a flexibilização das medidas de combate à Covid-19, haverá mais circulação de pessoas, por isso precisamos reforçar os cuidados”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Criadouros

Segundo levantamento entomológico publicado pela Sesa, a maior porcentagem de criadouros está em locais passíveis de remoção, como lixo com garrafas e latas descartadas sem as tampas; sucatas e entulhos de construção. Vasos de plantas com prato, os recipientes de degelo dos refrigeradores, pequenas fontes ornamentais e bebedouros estão entre os principais criadouros do mosquito da dengue.

Com informações da Sesa

Em alta

plugins premium WordPress