conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Litoral receberá vacinas contra a Covid-19 e Influenza

Mais doses pediátricas contra o Coronavírus e para início da vacinação contra a gripe de idosos e trabalhadores da saúde chegarão na próxima semana

Publicado

em

A 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deverá, até a próxima semana, receber mais vacinas para imunização infantil contra a Covid-19 e início da campanha de aplicação das doses contra a Influenza. Na quinta-feira, 24, a Sesa recebeu do Ministério da Saúde (MS) 97 mil imunizantes pediátricos da Pfizer/Cominarty contra o Coronavírus e 413 mil doses contra a gripe.

A 1.ª RS de Paranaguá é responsável pela distribuição aos sete municípios do litoral, algo que ocorre anualmente na campanha de vacinação contra a Influenza e desde que foi iniciada a imunização contra o Coronavírus em 2021 no Paraná. A Regional litorânea deverá receber as doses por via terrestre, visto a proximidade com Curitiba, onde fica localizado o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que realiza conferência e armazenamento de todos os imunizantes distribuídos às 22 Regionais do Estado.

Covid-19

Na quinta-feira, 24, mais de 97 mil vacinas pediátricas da Pfizer desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 9h15, no voo LA-4777. Segundo a Sesa, eles “foram encaminhados para o Cemepar, onde passarão por conferência e armazenamento, até que sejam distribuídos na próxima semana”, acrescenta. “Elas são direcionadas a paranaenses que tenham tomado a primeira dose há pelo menos oito semanas. As vacinas fazem parte do 95º Informe Técnico do Ministério da Saúde”, informa a assessoria.

“Essas doses vão garantir a finalização do esquema vacinal em crianças de 5 a 11 anos, reforçando a proteção contra o vírus. Contamos com o apoio dos pais e responsáveis em ficarem atentos ao prazo e não deixarem de se vacinar”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Influenza

No mesmo dia, foi destinado ao Paraná o primeiro lote de vacinas contra a gripe, que irá iniciar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano. “Os imunizantes estão armazenados no Cemepar e deverão ser distribuídos na próxima semana”, informa a Sesa. Segundo o Informe Técnico do MS, a campanha será realizada entre 4 de abril a 3 de junho, sendo 30 de abril o dia D de mobilização social. “A imunização ocorrerá por etapas. A primeira deve contemplar idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. No Estado, esses grupos somam cerca de 2.054.630 pessoas”,  completa a assessoria da pasta

“Esperamos receber novas remessas nos próximos dias para avançarmos na campanha e imunizarmos o maior número de paranaenses”, explica Beto Preto. Na segunda etapa da campanha serão atendidas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas. “Também serão atendidos caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade”, completa a Sesa.

Segundo a Secretaria de Saúde, a estimativa é que 4.308.575 pessoas elencadas como grupos prioritários, deverão ser vacinadas durante a campanha no Paraná. “A meta é atingir pelo menos 90% deste público”, finaliza.

Com informações da Sesa/AEN