Connect with us

Ciência e Saúde

Instituto Peito Aberto lança campanha “Não feche os olhos para este movimento!”

Ação inédita vai arrecadar mechas de cabelo através de Drive-Thru (Foto: André Alexandre)

Publicado

em

Instituto Peito Aberto

O Outubro Rosa é uma das campanhas mais emblemáticas do País, abrangendo diversas ações de conscientização quanto ao câncer de mama. É neste mês que muitas mulheres se lembram de procurar os exames preventivos e desmistificam conceitos sobre a doença. E não é a pandemia da Covid-19 que vai parar essa mobilização que já alcançou tantos resultados positivos. O Instituto Peito Aberto, em Paranaguá, acaba de lançar a campanha institucional “Não feche os olhos para este movimento!”.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil (excluídos os tumores de pele não melanoma). A única região do País em que o câncer de mama não é o mais comum entre as mulheres é a Norte, onde o de colo de útero ocupa a primeira posição.

Drive-Thru para doação de cabelos

O Instituto Peito Aberto realizou na quinta-feira, 1.º, uma live com a médica mastologista, Dra. Ana Carolina Marcondes Machado Leprevost. A ação mais diferente deste Outubro Rosa acontece no dia dia 24 de outubro, quando será realizado um Drive-Thru para doação de mechas de cabelo. A institutição tem um projeto voltado para a confecção de perucas, produzidas pelas próprias voluntárias.

A diretora do Instituto Peito Aberto, Fabiana Parro, explicou que a ideia do Drive-Thru surgiu do interesse da população em doar as mechas nesse período de pandemia.

“Recebemos muitas ligações de pessoas querendo doar o cabelo. Por isso resolvemos fazer essa ação agora no Outubro Rosa. Assim, quem quiser participar corta o cabelo neste mês e faz a doação. Será realizado na frente do Instituto, só estamos acertando os horários ainda”, afirmou Fabiana.

O atendimento presencial ao público foi alterado para a segurança das pacientes. “Como o Instituto não está aberto todos os dias ao público, por conta das nossas voluntárias, a gente tem priorizado o atendimento das pacientes que têm horário marcado e para doar o cabelo está mais restrito, porque não podíamos manter o fluxo de pessoas na sede para proteção das pacientes, que fazem parte do grupo de risco”, disse Fabiana.

O Outubro Rosa será encerrado, no dia 31 de outubro, com um circuito em dupla intitulado “Dê Asas para esse movimento!”. Os detalhes sobre essa e outras ações do Outubro Rosa serão divulgados ao longo do mês pela instituição.