Ciência e Saúde

Instituto Peito Aberto caminha ao 10.º aniversário com campanha de prevenção permanente em Paranaguá

Entidade reforça que o alerta salva vidas e que a luta é de todos

fnzmuf s

O trabalho do Instituto Peito Aberto, feito com amor e dedicação, caminha para a comemoração de 10 anos de atividades em Paranaguá. Nesta terça-feira, 6 de junho, a iniciativa completa 9 anos oferecendo acolhimento e esperança a pacientes oncológicas. Através de voluntariado e apoiadores, o Instituto acolhe, orienta e acompanha, durante o tratamento, mulheres diagnosticadas com câncer de mama do município e até mesmo de outras cidades do litoral.

Um diagnóstico inesperado tirou o chão dos pés de Fabiana Parro, uma das fundadoras e atual diretora do Instituto, que enfrentou o câncer de mama aos 36 anos e, após um período de tratamento, se juntou à sua prima, Isabela Galvez, que passou pelo mesmo processo aos 38, para se dedicar à causa, promovendo reuniões e doando parte de suas vidas para ajudar outras mulheres.

Idealizado no Outubro Rosa de 2013, as reuniões, com um grupo de apoio, seguiram mensalmente até ser oficializado em 6 de junho de 2014. Desde então, passaram a somar com a entidade dezenas de profissionais voluntários como médicos, nutricionista, assistente social, psicóloga, dentista, fisioterapeuta, educador físico, terapeuta, advogado, costureiras e artesãs, entre outros.

O Instituto entra na vida dessas mulheres em um momento muito delicado para fazer diferença no caminho da recuperação. Assim que a paciente chega, passa pelo acolhimento, que avalia cada caso, e então é programado o acompanhamento necessário, baseado na prescrição médica e suas necessidades. Já a família da paciente recebe apoio psicológico, instruções e recomendações de cuidados necessários ao tratamento.

O Instituto está instalado em um local cedido pelo SETTA-PAR, sindicato ligado ao setor marítimo. No local, existem salas de atendimento, fisioterapia e reuniões, além de salão para atividades aeróbicas e uma oficina de costura, onde são produzidas peças para venda e também lenços e perucas, acessórios produzidos e ofertados às pacientes da região e até mesmo de outros Estados, como incentivo à autoestima.

Seja Rosa o Ano Todo

Entre a comemoração dos nove anos de atividades e o décimo aniversário, que será no próximo ano, o Instituto focará na prevenção com a campanha “Seja Rosa o Ano Todo”. Para a diretora do Instituto, Fabiana Parro, a mensagem de prevenção deve chegar a todas as mulheres da cidade. “Lançamos a campanha e vamos insistir para que, onde quer que esteja uma mulher em nossa cidade, ela receba instruções necessárias sobre a prevenção”, frisou Fabiana.

Segundo a diretora, essa importância se dá devido a possibilidade de cura do câncer de mama ser maior quando diagnosticado em sua fase inicial “As chances são próximas de 90%. Isso significa que a cada dez mulheres diagnosticadas, nove terão mais chances de um tratamento mais eficaz. E o diagnóstico antecipado se dá por meio da mamografia anual, mas existem casos revelados durante o autoexame do toque, feito pela própria mulher mensalmente para conhecer melhor suas mamas, lembrando que este não substitui a mamografia”, explicou Fabiana.

Neste período de campanha, o Instituto também vai estar com uma equipe que fará ações de prevenção permanente em supermercados a partir de junho e a quantidade de palestras também será reforçada para empresas e entidades religiosas, que receberão informações importantes sobre essa doença que é uma das maiores preocupações da saúde da mulher no mundo.

O Instituto tem o apoio da mídia parnanguara e agradece a adesão à campanha por toda a imprensa e por todos os voluntários e apoiadores, que são os pilares da entidade. “A luta contra o câncer é uma luta de toda a cidade, por isso, em nome do IPA, agradeço a todos os veículos de comunicação e a nossa maravilhosa equipe, as empresas apoiadoras e aqueles que, de alguma forma, abraçam a causa nessa jornada”, finalizou Fabiana.

Serviço

Contatos para agendamento de palestras ou mais informações: Mara (41) 98445-0761 ou (41) 3423-0649

Horários de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 16h30

Rua Manoel Bonifácio, 622 – 1.º andar – Centro Histórico

Acompanhe as ações pelo Instagram @instpeitoaberto, pelo Facebook @institutopeitoaberto e pelo site peitoaberto.org.br.

BOX

DICAS IMPORTANTES DE PREVENÇÃO

-Alimentação mais nutritiva e saudável, evitando gorduras e açúcar.

-Beber bastante água.

-Prática de atividades físicas regularmente, 25 minutos por dia é um número considerável.

-Evitar o consumo de álcool e Tabagismo.

SINAIS DE ALERTA

-Inchaço, nódulo, descamação da pele e dor permanente.

-Presença de secreção pelo mamilo.

-Mamilo invertido.

Você também poderá gostar

Instituto Peito Aberto caminha ao 10.º aniversário com campanha de prevenção permanente em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Instituto Peito Aberto caminha ao 10.º aniversário com campanha de prevenção permanente em Paranaguá

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.