O trabalho do Instituto Peito Aberto, feito com amor e dedicação, caminha para a comemoração de 10 anos de atividades em Paranaguá. Nesta terça-feira, 6 de junho, a iniciativa completa 9 anos oferecendo acolhimento e esperança a pacientes oncológicas. Através de voluntariado e apoiadores, o Instituto acolhe, orienta e acompanha, durante o tratamento, mulheres diagnosticadas com câncer de mama do município e até mesmo de outras cidades do litoral.
Um diagnóstico inesperado tirou o chão dos pés de Fabiana Parro, uma das fundadoras e atual diretora do Instituto, que enfrentou o câncer de mama aos 36 anos e, após um período de tratamento, se juntou à sua prima, Isabela Galvez, que passou pelo mesmo processo aos 38, para se dedicar à causa, promovendo reuniões e doando parte de suas vidas para ajudar outras mulheres.
Idealizado no Outubro Rosa de 2013, as reuniões, com um grupo de apoio, seguiram mensalmente até ser oficializado em 6 de junho de 2014. Desde então, passaram a somar com a entidade dezenas de profissionais voluntários como médicos, nutricionista, assistente social, psicóloga, dentista, fisioterapeuta, educador físico, terapeuta, advogado, costureiras e artesãs, entre outros.
O Instituto entra na vida dessas mulheres em um momento muito delicado para fazer diferença no caminho da recuperação. Assim que a paciente chega, passa pelo acolhimento, que avalia cada caso, e então é programado o acompanhamento necessário, baseado na prescrição médica e suas necessidades. Já a família da paciente recebe apoio psicológico, instruções e recomendações de cuidados necessários ao tratamento.
O Instituto está instalado em um local cedido pelo SETTA-PAR, sindicato ligado ao setor marítimo. No local, existem salas de atendimento, fisioterapia e reuniões, além de salão para atividades aeróbicas e uma oficina de costura, onde são produzidas peças para venda e também lenços e perucas, acessórios produzidos e ofertados às pacientes da região e até mesmo de outros Estados, como incentivo à autoestima.
Seja Rosa o Ano Todo
Entre a comemoração dos nove anos de atividades e o décimo aniversário, que será no próximo ano, o Instituto focará na prevenção com a campanha “Seja Rosa o Ano Todo”. Para a diretora do Instituto, Fabiana Parro, a mensagem de prevenção deve chegar a todas as mulheres da cidade. “Lançamos a campanha e vamos insistir para que, onde quer que esteja uma mulher em nossa cidade, ela receba instruções necessárias sobre a prevenção”, frisou Fabiana.
Segundo a diretora, essa importância se dá devido a possibilidade de cura do câncer de mama ser maior quando diagnosticado em sua fase inicial “As chances são próximas de 90%. Isso significa que a cada dez mulheres diagnosticadas, nove terão mais chances de um tratamento mais eficaz. E o diagnóstico antecipado se dá por meio da mamografia anual, mas existem casos revelados durante o autoexame do toque, feito pela própria mulher mensalmente para conhecer melhor suas mamas, lembrando que este não substitui a mamografia”, explicou Fabiana.
Neste período de campanha, o Instituto também vai estar com uma equipe que fará ações de prevenção permanente em supermercados a partir de junho e a quantidade de palestras também será reforçada para empresas e entidades religiosas, que receberão informações importantes sobre essa doença que é uma das maiores preocupações da saúde da mulher no mundo.
O Instituto tem o apoio da mídia parnanguara e agradece a adesão à campanha por toda a imprensa e por todos os voluntários e apoiadores, que são os pilares da entidade. “A luta contra o câncer é uma luta de toda a cidade, por isso, em nome do IPA, agradeço a todos os veículos de comunicação e a nossa maravilhosa equipe, as empresas apoiadoras e aqueles que, de alguma forma, abraçam a causa nessa jornada”, finalizou Fabiana.
Serviço
Contatos para agendamento de palestras ou mais informações: Mara (41) 98445-0761 ou (41) 3423-0649
Horários de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 16h30
Rua Manoel Bonifácio, 622 – 1.º andar – Centro Histórico
Acompanhe as ações pelo Instagram @instpeitoaberto, pelo Facebook @institutopeitoaberto e pelo site peitoaberto.org.br.
BOX
DICAS IMPORTANTES DE PREVENÇÃO
-Alimentação mais nutritiva e saudável, evitando gorduras e açúcar.
-Beber bastante água.
-Prática de atividades físicas regularmente, 25 minutos por dia é um número considerável.
-Evitar o consumo de álcool e Tabagismo.
SINAIS DE ALERTA
-Inchaço, nódulo, descamação da pele e dor permanente.
-Presença de secreção pelo mamilo.
-Mamilo invertido.