Hoje, 4, acontece o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Dengue. Todas as unidades básicas de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde estarão abertas para fornecer a segunda dose da vacina. O secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira salientou que é importante que as pessoas façam a segunda etapa da imunização. “A campanha de vacinação começou ontem, 3 e prossegue até dia 31 de março. O município desenvolveu uma excelente parceria com a Secretaria de Estado da Saúde através da 1.ª Regional de Saúde e também com o Hospital Cruz Vermelha que está mandando um efetivo para reforçar a vacinação hoje, sábado, Dia D de Vacinação contra a Dengue. Hoje, das 8h às 17h ininterruptamente estaremos com 100% das unidades básicas de saúde fornecendo a vacina”, salientou. Ele informou que além das unidades de saúde, haverá equipes itinerantes em alguns pontos estratégicos. “Esses pontos estão a cargo da Regional de Saúde e também fornecerão a vacina”, destacou.
O secretário frisou que a vacina só tem efeito completo se ministrada em três doses com espaçamento de seis meses entre elas. “No ano passado o município só conseguiu atingir 61% da população alvo. O prefeito Marcelo Roque sempre frisa que na área da saúde ele não aceita menos que 100%, então buscaremos 100% da população que tomou a primeira dose da vacina e iremos em busca também dos 39% que não tomaram dose alguma até o momento”, salientou.
Oliveira lembrou que de agosto até o momento foram registrados 35 casos de dengue em Paranaguá. A redução no número de casos também é atribuída a vacina disponibilizada no ano passado. “De agosto até o momento foram registrados 35 casos de dengue em Paranaguá. No ano passado, neste mesmo período já tínhamos 30 mortes. A vacina realmente tem uma eficácia muito importante e precisamos que a população se conscientize e venha tomar a segunda dose para quem tomou a primeira e a primeira dose para quem ainda não tomou”, enfatizou.
A segunda dose é oferecida a todos que tomaram a primeira vacina. “Se tomou a primeira dose tem que voltar para segunda mesmo que tenha completado 45 anos, por exemplo”, informou.
Pela primeira vez em cinco anos, o Paraná finalizou os meses de janeiro e fevereiro sem registrar municípios em epidemia. Até o momento, também não há confirmação de óbitos neste novo período.
PÚBLICO ALVO
O público alvo é formado por pessoas de 9 a 44 anos. Quem está em período gestacional não pode tomar a vacina independente de qual mês da gravidez. As mulheres que não estão grávidas, e tem até 44 anos, 11 meses e 29 dias, devem tomar a vacina da dengue mesmo que pretendam engravidar posteriormente. A única ressalva é que, como ocorre também com outras vacinas, ela deve aguardar 30 dias para engravidar. A vacina é contraindicada apenas para gestantes, mulheres que amamentam e imunodeprimidos.