Ciência e Saúde

Hemepar Paranaguá tem baixa no estoque de bolsas de sangue

Número de doadores tende a cair durante o inverno e exige a mobilização da sociedade

9j9a0cfp 1584430469

O Hemepar em Paranaguá tem registrado baixa no estoque de bolsas de sangue durante o inverno. Por isso, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do município mobiliza a população para contribuir com o trabalho que ajuda a salvar vidas em todo o litoral do Paraná.

A assistente social do Hemepar em Paranaguá, Nádia Cristina Tadra, lembrou a importância da doação de todos os tipos sanguíneos para atender os hospitais da região.

“O número, infelizmente, cai no inverno e precisamos chamar a população para fazer a doação de sangue. No entanto, a demanda não cai, às vezes até aumenta, se há acidentes e pessoas hospitalizadas, aumenta o número de necessitados do sangue. Toda a região do litoral onde tem hospitais é atendida pela Unidade de Coleta e Transfusão de Paranaguá”, afirmou Nádia.

A equipe do Hemepar incentiva também a participação das empresas nesse ato de solidariedade. “Geralmente, fazemos nas empresas e outras entidades palestras de orientação sobre doação de sangue e até de medula óssea e a empresa pode fazer uma campanha on-line pela qual computa o número de doadores que vêm durante o ano para no fim do ano ser certificada como parceira da doação. É uma campanha que fazemos porque precisamos de doadores permanentes, fidelizados, como chamamos”, ressaltou Nádia.

PODEM DOAR

Podem doar sangue pessoas que estão em bom estado de saúde, que tenham entre 16 e 67 anos. “Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis, é preciso pesar acima de 50 kg, tem que estar bem alimentado e hidratado, estar descansado, não ter ingerido comidas gordurosas, ter dormido seis horas nas últimas 24 horas e trazer um documento original com foto. Se estiver com algum sintoma de gripe, diarreia, fazendo algum tratamento, tudo isso tem que comunicar antes para a equipe do Hemepar”, destacou Nádia.

NÃO PODEM DOAR

Estão impedidos de doar sangue aqueles que possuem alguma doença infectocontagiosa e outros acometimentos. “Existem inúmeras situações, por isso o ideal é que venham até o Hemepar passar pela triagem médica para saber se pode ser doador ou não. Tatuagens, piercings ou maquiagem definitiva são critérios de impedimentos temporários, depois de um ano pode doar, mas tudo isso tem que ser avaliado”, disse a assistente social do Hemepar.

foto2%20hemeparNo Hemepar, doadores podem manifestar o interesse em fazer parte do cadastro de medula óssea

ATENDIMENTO

O atendimento no Hemepar em Paranaguá acontece por ordem de chegada. Depois do atendimento inicial, todo o procedimento dura em torno de 50 minutos. “Depois do processamento do sangue, são quatro bolsas separadas para doação, ou seja, são quatro vidas que a pessoa vai ajudar a salvar. Venham fazer a doação, é muito importante”, convidou Nádia.

O Hemepar Paranaguá funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, na Avenida Gabriel de Lara, 657, ao lado da 1.ª Regional de Saúde. A população pode tirar dúvidas pelo telefone (41) 3420-6663 ou (41) 3420-6662. No local, a população também pode fazer parte do cadastro para doação de medula óssea.

Você também poderá gostar

Hemepar Paranaguá tem baixa no estoque de bolsas de sangue

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.