Ciência e Saúde

Hemepar Paranaguá está com estoque baixo e necessita de doadores de sangue

Cidadãos devem realizar agendamento pelo site ou telefone

uz937px2

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), em Paranaguá, necessita de doadores de sangue para manter em dia o estoque de material e também para repor as bolsas que estão utilizadas nos hospitais da região litorânea.

Nádia Cristina Tadra, Assistente Social da Unidade do Hemepar Paranaguá, destacou a importância do ato de doação. “É muito importante a sua doação, porque em junho, nos meses frios, costuma realmente diminuir as doações. A gente já está sentindo agora, desde o início do mês, essa baixa. Quero aproveitar e pedir que as pessoas agendem, principalmente as pessoas que são O negativo ou positivo ou outros tipos de sangue. Agendem e venham fazer suas doações, não esperem as situações ocorrerem e participem. As empresas encaminham seus colaboradores, a gente faz agendamento, para que eles possam vir e ser bem atendidos”, ressaltou.

A doação de sangue é uma necessidade contínua na rede estadual de saúde para carregamento da rede do Hemepar, que é utilizado em pacientes do sistema público de saúde do litoral. Em Paranaguá, o Hemepar fica localizado na Avenida Gabriel de Lara e é gerido por meio da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

a 7ky3pl
Nádia Cristina Tadra, Assistente Social da Unidade do Hemepar Paranaguá, destaca a importância da doação de sangue

Segundo a Assistente Social do Hemepar, o número de doações diminuiu neste período do ano. “As doações estão baixas e tem muita gente que está com gripe, Covid-19 ou dengue, muita gente adoeceu e quando adoece não tem como vir doar sangue. Tem que estar bem de saúde, porque sempre tem que ter muita segurança ao coletar o sangue para repassar a alguém. E no inverno, além de as pessoas já não quererem sair muito para vir aqui no Hemepar, acabam tendo alguma comorbidade”, explicou Nádia.

Os moradores no litoral que desejam doar sangue podem agendar o atendimento pela internet. Para isso, é preciso acessar o site www.saude.pr.gov.br/doacao. Há também o telefone/WhatsApp (41) 3420-6663.

CRITÉRIOS

Para doar é preciso ter entre 16 a 69 anos, estar bem de saúde, não estar com manifestações gripais (coriza, dor de garganta, rinite, alergias, tosse, com estes sintomas deve fazer isolamento em sua residência), estar alimentado, demais critérios serão avaliados na entrevista.

“Hoje a gente está recebendo jovens que vêm pela primeira vez, isso é muito importante, é uma coisa tão simples, faz muito bem e você pode ajudar outras pessoas como você mesmo ou a sua família”, reforçou a assistente social.

ORIENTAÇÃO

A Assistente Social do Hemepar evidenciou o fato de que uma doação pode beneficiar até quatro pessoas e reiterou o convite para a população procurar a unidade em Paranaguá. “Eu peço aos cidadãos do nosso litoral que eles retomem o ato de doação. É um ato saudável e seguro. A urgência é para doação de sangue dos tipos O negativo e positivo. Então, eu faço um apelo à população que agendem a sua doação. Lembrando que a necessidade de sangue não tira férias e que com uma bolsa poderemos salvar até quatro vidas”, destacou Nádia Cristina Tadra.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

CONTATO

Empresas, grupos de pessoas e prefeituras dos municípios da região do litoral que queiram se mobilizar para a doação de sangue devem entrar em contato com o Hemepar pelo telefone (41) 3420-6663 (WhatsApp). Homens podem doar quatro vezes ao ano e mulheres por três vezes.

Você também poderá gostar

Hemepar Paranaguá está com estoque baixo e necessita de doadores de sangue

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Hemepar Paranaguá está com estoque baixo e necessita de doadores de sangue

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.