O atendimento no sábado, 7, será das 8h às 16h
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), em Paranaguá, irá abrir no sábado, 7, para atendimento à população, tendo em vista que há a necessidade de manter em dia o estoque de material e também para repor as bolsas que estão utilizadas nos hospitais da região litorânea.
A doação de sangue é uma necessidade contínua na rede estadual de saúde para carregamento da rede do Hemepar, que é utilizado em pacientes do sistema público de saúde do litoral. Em Paranaguá, o Hemepar fica localizado na Avenida Gabriel de Lara e é gerido por meio da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
No sábado, 7, feriado municipal em virtude da Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Rosário, o Hemepar funcionará das 8h às 16h. “Informo que estaremos abrindo coleta de sangue neste sábado, 7. Então, vocês podem fazer os seus agendamentos pelo site http://www.saude.pr.gov.br/doacao e selecionar a opção Paranaguá Itinerante”, informou a Assistente Social do Hemepar Paranaguá, Nádia Cristina Tadra.
PARA DOAR
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade podem doar com autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
“Aguardamos vocês. Façam o agendamento e venham descansados, bem alimentados, bem hidratados e trazer sempre o documento original com foto. O nosso WhatsApp é o (41) 3420-6663 para qualquer dúvida que vocês tiverem”, disse a assistente social do Hemepar Paranaguá.
Para o sábado, 7, o Hemepar Paranaguá funcionará até às 16h, mas o cidadão deve realizar o agendamento até às 15h para dar tempo suficiente para realizar o processo de doação, que dura, geralmente, em torno de 40 minutos.
PERIODICIDADE
Os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, num máximo de três doações ao ano.
Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio). Após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, também é importante ressaltar a validade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.
“Eu peço aos cidadãos do nosso litoral que eles retomem o ato de doação. É um ato saudável e seguro. Então, eu faço um apelo à população que agendem a sua doação. Lembrando que uma bolsa poderemos salvar até quatro vidas”, frisou Nádia Cristina Tadra.