conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Hemepar em Paranaguá ressalta importância da parceria com empresas e prefeituras

Estoque de bolsas de sangue segue baixo na unidade de coleta do litoral

Publicado

em

Os estoques de bolsas de sangue estão em baixa no Hemepar em Paranaguá. A assistente social da UCT Paranaguá, responsável pela captação de doadores, Nádia Cristina Tadra, destacou a importância da parceria com empresas, órgãos e prefeituras dos municípios do litoral para manter os estoques em níveis satisfatórios e, assim, ajudar a salvar mais vidas.

Segundo a assistente social Nádia, ações como essa tem colaborado com o trabalho. “Os estoques em Paranaguá estão baixos, principalmente dos tipos O+ e O-, que são tipos que não podem faltar. Pois, quem tem o sangue O- só pode receber esse tipo. Acredito que empresas e prefeituras no litoral podem e devem fazer campanhas. Temos parceiros como a Prefeitura de Pontal do Paraná que trazem doadores frequentemente, uma ação muito importante, pois precisamos de sangue todos os dias. A Prefeitura de Guaratuba também tem realizado campanhas sistemáticas”, disse Nádia. 

De acordo com ela, o estoque está baixo em todo o Estado, pois muitos tiveram Covid-19 e só depois de 10 dias de quarentena e completa recuperação.

Os interessados devem fazer o agendamento por telefone.

“Já podem esclarecer alguma dúvida, verificar se estão impedidas de doar e facilitar esse processo. No entanto, se chegar na unidade e estiver vazia, pode doar na hora, mas pedimos para fazer o agendamento para não perder a viagem. O telefone é o (41) 3420-6663, que também é whatsapp, caso alguém queira tirar dúvidas e organizar campanhas. Estamos à disposição para fazer palestras para motivar as pessoas a doarem sangue”, frisou Nádia.

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá, do Hemepar, está localizada na Avenida Gabriel de Lara, 657, bairro Alto São Sebastião, ao lado da 1.ª Regional de Saúde.

Transporte para doadores

Paranaguá tem a única unidade de coleta de bolsas de sangue no litoral do Paraná. Desta forma, os moradores dos outros municípios precisam se deslocar para fazer a doação. Para atender a essa necessidade, a Prefeitura de Pontal do Paraná tem realizado uma campanha, desde o ano passado, para levar os voluntários até o Hemepar. 

“A secretaria de saúde disponibiliza um link com uma triagem prévia, dando explicações sobre o procedimento da doação de sangue. Após a inscrição, o doador aguarda uma ligação da secretaria de saúde para comunicar o dia que o ônibus levará todos gratuitamente até o Hemepar”, divulgou a Prefeitura de Pontal do Paraná. 

A primeira Campanha de Doação de Sangue do ano acontece no dia 30 de março, com saída da Unidade Básica de Saúde de Pontal do Sul (7h), Shangri-lá (7h15), Unidade Básica de Saúde de Ipanema (7h30) e Pátio da Prefeitura (7h45). Os interessados devem fazer um cadastro no site da prefeitura e aguardar ligação de agendamento. 

Os estoques em Paranaguá estão baixos, principalmente dos tipos O+ e O-
Foto: José Fernando Ogura/AEN

Isenção em concursos públicos

Pontal do Paraná aprovou o projeto de Lei nº 22/2022, que isenta o pagamento da inscrição em concursos públicos no município para doadores de sangue fidelizados, doadores de medula óssea, pais de crianças autistas e candidatos hipossuficientes que participem de programas sociais do Governo Federal.

O candidato doador de sangue fidelizado deverá comprovar doação de, no mínimo, duas vezes ao ano, durante o período de dois anos anteriores à publicação do edital, com a apresentação de comprovante de doador voluntário de repetição.

Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná

Continuar lendo
Publicidade