conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Guaratuba alcança 77% de cobertura vacinal contra a Poliomielite

Imunização prossegue para crianças de um a cinco anos

Publicado

em

Foto: Divulgação / Prefeitura de Guaratuba/Arquivo

A Prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou na manhã da sexta-feira, 23, que o município obteve 77% de cobertura vacinal contra a Poliomielite na atual campanha de imunização contra a doença que está vigente para crianças de um a cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Com a imunização ocorrendo desde 12 de agosto, no último dia 14 de setembro a pasta de Saúde alertou para a necessidade de aumento no número de vacinados, realizando uma busca ativa do público infantil no último sábado, 17, em bairros de maior vulnerabilidade social, algo que passou de 70% para 77% o índice de cobertura de imunização feita contra a doença que causa a paralisia infantil.

Pais e responsáveis podem ir até às unidades de saúde das 8h às 19h imunizar crianças
Foto: Divulgação / Prefeitura de Guaratuba/Arquivo

A prefeitura alerta que a Poliomielite é uma “doença altamente contagiosa popularmente conhecida por causar a paralisia infantil”, salienta. A busca ativa para aumento de imunizados aconteceu em locais de difícil acesso e com registros de índices de vulnerabilidade social maiores em Guaratuba. “A iniciativa foi orientada por um levantamento prévio da Secretaria Municipal da Saúde, que indicou que existiam crianças sem vacina. Com a ação do sábado, o índice vacinal da cidade, que estava em 70%, passou a ser de 77%. A meta é chegar em 95% até o final da campanha nacional que vai até 30 de setembro”, salienta a assessoria.

“A vacina contra a pólio está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Nas UBS’s Cohapar, Piçarras, Figueira e Coroados o atendimento está sendo realizado em horário estendido, até as 19h”, informa a Secretaria de Saúde.

Gotinha e preocupação com a Poliomielite

De acordo com a prefeitura, é essencial que todas as crianças de um a cinco anos de Guaratuba tomem uma dose da vacina, que é a conhecida “gotinha”. “A poliomielite é uma doença altamente contagiosa, que atinge principalmente crianças com menos de cinco anos e pode causar a paralisia infantil. O poliovírus é transmitido de pessoa para pessoa por via fecal-oral ou por água ou alimentos contaminados, e também de forma oral-oral, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar”, finaliza a pasta de Saúde.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Em alta

plugins premium WordPress