Equipes da bomba costal da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) acompanhadas de dois servidores federais cedidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), estiveram na manhã de quarta-feira, 25, na faixa portuária para analisar os locais onde será utilizado o fumacê e a bomba costal para eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A ação é uma parceria entre a Semsa e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em prevenção contra a doença. “São várias frentes de trabalho para eliminação do mosquito e esta ação vem reforçar esse serviço também na área portuária. A equipe verificou pontos estratégicos para dispensar o Inseticida Cielo tanto com utilização dos veículos “fumacê” como com a bomba costal”, observa a coordenadora de Endemias Ângela Marques.
O trabalho contará com dois carros Fumacê e oito agentes comunitários de endemias que dispensarão o produto com a bomba costal. Serão dois ciclos de passagem com o inseticida na área portuária.
PARALELO
Os agentes de endemias estão em bairros de todo o município realizando a remoção de criadouros do Aedes aegypti, utilizando a bomba costal em pontos estratégicos e orientando a população sobre as formas de evitar a proliferação do inseto. O fumacê também está atuando na cidade com a realização de cinco ciclos em todas as regiões.
Fonte: Prefeitura de Paranaguá