Dose tem 10 dias para proteger ser humano da doença
Há cerca de um mês está em vigência em todo o Paraná, incluindo Paranaguá e os outros municípios litorâneos, uma campanha intensa de vacinação contra a febre amarela por parte do Governo do Estado e prefeituras. Até agora, o Paraná confirmou quatro casos da doença, uma delas no município de Antonina, contraída em Guaraqueçaba, o que coloca o litoral, destino preferido dos foliões do Carnaval em todo o Estado, em estado de alerta com relação à doença.
A única forma de prevenção contra a febre amarela é a vacina. Quem já tomou sua dose uma vez na vida está imunizado contra a doença, entretanto as pessoas que jamais tomaram a vacina e querem curtir pelo menos o último dia de Carnaval imunizado devem tomar imediatamente a sua dose nas unidades da saúde. Isso pelo motivo da vacina ter eficácia após 10 dias de ser tomada.
Ou seja, quem se vacinou na sexta-feira, 22, poderá curtir folia imunizado só a partir da terça-feira, 5, já no último dia do Carnaval.
"Para o pessoal que viaja ao litoral paranaense no Carnaval, saiba que a nossa região está em estado de alerta para a febre amarela. Isto significa que se você virá viajar para cá deve se vacinar já", explica o médico clínico João Felipe Zattar Aurichio. De acordo com ele, e também com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os sete municípios litorâneos estão em estado de alerta para a doença. "A vacina demora 10 dias para fazer o que chamamos se soroconversão, que é quando você já está protegido da febre amarela. Se você tomar hoje a vacina ela vai demorar 10 dias para te proteger, ou seja, nesses 10 dias você fica pré-disposto a pegar a doença e a ter qualquer tipo de reação vacinal", explica o médico.
Segundo o Estado, a imunização é indicada para brasileiros a partir dos 9 meses até os 59 anos de idade. Entretanto, há casos que necessitam de uma conversa prévia com um médico para a vacinação, como nos portadores de HIV, os transplantados e os indivíduos com mais de 60 anos.
"A vacina demora 10 dias para fazer o que chamamos se soroconversão, que é quando você já está protegido da febre amarela. Se você tomar hoje a vacina ela vai demorar 10 dias para te proteger", afirma o médico João Felipe Zattar Aurichio
QUEM NÃO SE VACINOU E VAI CURTIR O CARNAVAL
De acordo com o Ministério da Saúde, foliões que não se vacinaram e vão curtir o Carnaval devem tomar precauções. Uma delas é evitar áreas verdes de matas, visto que o mosquito transmissor não é urbano, ou seja, está presente nas regiões de mata do litoral. Válido ressaltar que todos os parques do Paraná estão fechados devido à febre amarela. Outra orientação é para que os cidadãos apliquem repelentes, vistam roupas compridas e de cor clara.
REUNIÃO ENTRE ESTADOS E UNIÃO
Na manhã de quinta-feira, 21, ocorreu em Curitiba uma reunião entre os Governos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de São Paulo, Ministério da Saúde e Organização Panamericana de Saúde (OPAS), com foco na prevenção do avanço da febre amarela nas áreas de mata que interligam os estados. A iniciativa foi paranaense. No encontro, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destacou que a movimentação de férias e nos feriados de Carnaval é muito preocupante para quem não está vacinado.
“Convidamos todos esses parceiros para antecipar problemas e alinhar as estratégias de combate ao mosquito transmissor”, ressalta o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. “Estamos vivendo uma terceira onda -terceiro verão – de proliferação da doença no Brasil e falar do problema é combatê-lo", complementa. O gestor fez questão de ressaltar a importância da vacinação, que busca antever o problema e combater a doença, que é grave e pode matar. “Cabe ao cidadão buscar o melhor para sua família”, finaliza Beto Preto.
*Com informações da EBC e AEN.