A importância da atualização do cartão de vacinas da população, as estratégias de imunização de rotina e as campanhas, que buscam melhorar a cobertura vacinal no estado, ações que tem o efeito imediato de salvar vidas e evitar doenças graves. Esses são os principais temas abordados durante o programa “Assembleia Entrevista”, no ar na TV Assembleia, que na edição desta sexta-feira (27) recebe a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da secretaria estadual da Saúde (SESA), Maria Goretti David Lopes.
Na entrevista, a diretora da SESA – que é enfermeira, especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde – fala sobre a campanha de vacinação desenvolvida nas escolas do Paraná, iniciativa que conta com a participação da Secretaria da Educação (SEED). O objetivo é garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de se imunizar. A campanha acontece a partir da autorização dos pais ou responsáveis, após a assinatura de um termo de consentimento.
Antes de cada aplicação, as equipes de saúde avaliam a carteirinha do estudante para determinar quais vacinas ele poderá receber. Conforme Maria Goretti, outro público que recebe uma atenção especial da Secretaria são os idosos. Especialmente, neste momento, em relação a aplicação do imunizante da Influenza disponível no sistema público: “Tivemos uma baixíssima cobertura contra a influenza”, lamentou. “Queremos que eles (os idosos) tenham uma vida saudável; com o controle das doenças crônicas”, frisou.
Por outro lado, o balanço da primeira etapa da força-tarefa de vacinação nas escolas estaduais e municipais, divulgado ainda no final de agosto pela SESA, registrou a aplicação de 86.121 doses de vacinas e a avaliação de 197.185 carteirinhas de vacinação.
Na primeira fase a vacinação foi realizada em 947 escolas estaduais, o que representa 45,31% das unidades. Além disso, outras 515 escolas estaduais já tinham, naquela ocasião, a vacinação agendada, totalizando 1.462 unidades atendidas, correspondendo a 69,95% do total de instituições deste tipo no Paraná. Nas escolas municipais, a imunização havia sido concluída em 1.769 unidades, com outras 684 escolas já agendadas, atingindo um total de 2.453 (47,65%).
Outro assunto abordado durante o programa envolve os cuidados em relação a coqueluche, doença altamente transmissível e prevenível. Ela explicou que a coqueluche é uma doença infecciosa que afeta as vias respiratórias, causando crises de tosse seca e falta de ar. Estima-se que uma pessoa com coqueluche pode infectar de 12 a 17 outros indivíduos.
A transmissão ocorre, principalmente, pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada, por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou até mesmo ao falar. Em alguns casos, a transmissão pode ocorrer por objetos recentemente contaminados com secreções de pessoas doentes.
Apesar dos sintomas serem parecidos com os de um resfriado, com febre, tosse, coriza, dores no corpo e cansaço, sem tratamento adequado a tosse pode aumentar consideravelmente. Dados divulgados pelo órgão (no início de setembro) apontava que desde o início do ano foram registrados 302 casos de coqueluche e um óbito no Paraná.
É só sintonizar na TV Assembleia
O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET).
Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário.
Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses. Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10h. Acompanhe!
Fonte: Alep