Ciência e Saúde

Especialistas em dermatologia abordam cuidados no Dezembro Laranja

A Unimed Paranaguá, através de seus especialistas, compartilha algumas dicas neste mês de prevenção contra o Câncer da Pele

Especialistas em dermatologia abordam cuidados no Dezembro Laranja

Especialistas em dermatologia abordam cuidados no Dezembro Laranja

Dezembro Laranja é o mês de conscientização que envolve a sua própria pele. Neste mês de prevenção contra o Câncer da Pele, com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico do câncer da pele, a Unimed de Paranaguá, através de seus especialistas em dermatologia, lembra e compartilha com a população, algumas dicas de prevenção e cuidados. Um bom motivo para isto é saber que o câncer da pele mais prevalente que há é o do tipo Carcinoma Basocelular.

Saber que a proteção da pele com roupas e protetores solares pode proteger desta doença é motivo de engajamento da população.

O que dizem os especialistas:

bjbcyrt 1607978026

A Dra. Marcia Costa do Nascimento explica qual é a principal causa do câncer de pele. “A exposição excessiva à radiação ultravioleta (UV) do sol é uma das principais causas de todos os tipos de câncer de pele. No câncer de pele não-melanoma, o risco é na intensa exposição ao sol ao longo do tempo (contínua); enquanto no melanoma, o risco é com períodos de exposição intermitentes e intensos. Como a radiação UVA também traz dano à pele e ela atravessa as nuvens, o protetor solar também deve ser usado em dias nublados”, disse Dra.  Marcia, explicando que existe cura para o câncer de pele. “Os cânceres de pele não-melanoma geralmente podem ser curados e são raramente ameaçadores para a vida. Mas exatamente o quão grave é um câncer de pele dependerá do tipo de câncer e se ele já se espalhou no momento em que é diagnosticado”, enfatiza.

47rb2z4m 1607978173

O Dr. Hélcio Takeshi Akamatsu destaca a importância de se visitar o médico dermatologista periodicamente. “O câncer de pele é o mais frequente tipo de câncer, e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no País. É imprescindível consultar-se periodicamente com um médico dermatologista. Ele é o especialista que pode realizar a dermatoscopia, exame em que a imagem é aumentada em até 20 vezes para que sejam observadas as camadas mais profundas da pele, detectando qualquer alteração ou tumor. A proteção solar deve ser feita diariamente, mesmo nos dias mais nublados e chuvosos”, alerta Dr. Hélcio.

Dr. José Roberto Toshio Shibue reforça a importância da conscientização sobre o câncer de pele. “Em dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia desenvolve a Campanha de Conscientização e Prevenção do Câncer da Pele: Dezembro Laranja. É muito importante tratarmos deste tema, pois, segundo dados do INCA (Instituto Brasileiro do Câncer), o câncer da pele é o mais comum e de maior incidência no Brasil. Apesar dos dados expressivos, o Câncer da pele pode ser facilmente tratado e curado, quando detectado nas fases iniciais da doença. O acompanhamento clínico das pessoas acometidas com câncer da pele é de fundamental importância, para controle clínico e detecção precoce das novas lesões”, enfatiza Dr. Shibue.

2e78oguc 1607978095

Segundo relata Dr. Charles Name de Dominicis, faz-se necessário seguir algumas orientações para se evitar o câncer de pele. “Neste Dezembro Laranja, mês em que são fortalecidos os cuidados com a prevenção do Câncer da Pele, como Dermatologista, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), oriento que todos sigam alguns cuidados: Evitem se expor nos horários de maior incidência solar, entre 10h e 16h; Utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol, com proteção para radiação Ultravioleta (UV) e roupas que cubram boa parte do corpo; Procurar locais de sombra e manter uma boa hidratação corporal, tanto no pós-banho, quanto via oral, com água e sucos naturais; e usar protetor solar com fator de proteção, no mínimo de 30 e reaplicar 3 vezes durante o dia (manhã, almoço e às 15h)”, explica Dr. Charles Dominicis, destacando que “o câncer da pele compreende vários tipos e, infelizmente, pode evoluir de modo grave. Sempre visite um dermatologista. Cuidar de você, este é o plano!”, finaliza.

Leia também: Mapa interativo indica locais para atendimentos em saúde mental

Você também poderá gostar

Especialistas em dermatologia abordam cuidados no Dezembro Laranja

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.