conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Em uma semana, 174 novos casos de dengue são registrados no litoral

Antonina, com 15 novos casos e 62 ao todo, é o segundo município com mais incidência da dengue no litoral (Foto: Fiocruz)

Publicado

em

Paranaguá é o município com mais casos da doença na região

Na terça-feira, 13, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou novo informe epidemiológico sobre a situação da dengue, zika e chikungunya em todo o Paraná. De acordo com o boletim, em uma semana, 174 novos casos de dengue foram registrados no litoral, a maior parte deles (118) em Paranaguá. Além disso, contabilizaram novos registros da doença os municípios de Antonina (15), Morretes (37), Antonina (15) e Guaratuba (4).  Guaratuba (10), Matinhos (37). Nenhum novo caso de dengue foi registrado nos últimos sete dias em Guaraqueçaba, Matinhos e Pontal do Paraná.

Ao todo, o novo informe, que registra a situação da dengue desde 11 de agosto de 2020, divulgou que até o momento Paranaguá apresentou 1.145 casos da doença, duas mortes decorrentes da dengue e quatro casos graves, sendo o município com maior incidência da enfermidade transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. O município também registrou no total 19 casos de dengue com sinais de alarme.

Além de Paranaguá, no litoral, também foram confirmados casos de dengue em Antonina (65), Morretes (40), Guaratuba (27) e Matinhos (3), chegando a região ao número de 1.280 registros da doença. Os casos ocorridos na região são do sorotipo DENV1 e DENV2.  Nenhum caso de Zika ou Chikungunya foi contabilizado até agora nos sete municípios litorâneos. 

Com incidência de casos de dengue acumulada de 728,20, Paranaguá está entre os municípios do Paraná que teve o maior número de pacientes infectados pela doença entre agosto de 2020 até o presente momento em 2021, registrado pela cor marrom no informe epidemiológico. Antonina é a segunda cidade com maior incidência de casos: 326,13 (registrada com a cor vermelha no gráfico). Guaratuba, com incidência acumulada de 57,38 de casos de dengue, é o terceiro município no ranking em questão, destacado com a cor amarela no gráfico da Sesa, ou seja, em alerta.

A Sesa atualmente investiga 340 pessoas que podem estar infectadas com a dengue no litoral. Os casos suspeitos foram contabilizados em Paranaguá (104), Antonina (98), Morretes (79), Guaratuba (55) e Matinhos (4).

Risco climático médio da dengue no litoral

Segundo o boletim da Sesa, o risco climático da dengue é médio no litoral do Paraná, principalmente em Paranaguá, Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. Ou seja, as condições climáticas para aumento da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que é transmissor da doença, são médias, algo que se acentua devido ao outono e proximidade do inverno, onde as temperaturas são mais amenas. 

O boletim completo pode ser acessado clicando aqui.

Paraná registra 873 novos casos da dengue

Segundo o novo informe, o Paraná registrou 873 novos casos de dengue nos últimos sete dias. “O total de casos confirmados no período epidemiológico, com início em agosto do ano passado, é de 8.620. Destes, 7.483 são casos autóctones, indicando que as pessoas se contaminaram no município de residência”, informa a Sesa. Mais três mortes foram contabilizadas no estado, que agora soma 18 óbitos provados pela dengue desde agosto de 2020. 

“O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti se prolifera onde tem água parada; por isso alertamos a população para que fique atenta a estes pontos nos ambientes domésticos. Nunca é demais repetirmos a orientação para não deixar os pratinhos dos vasos acumulando água; não deixar pneus velhos nos quintais e tampar ou telar reservatórios e caixas d´água”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Com informações da Sesa

Em alta

plugins premium WordPress