conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Dia Mundial da Saúde: Unimed Paranaguá realiza ação na Praça Marinha do Brasil

Público recebeu orientações com a equipe presente no local

Publicado

em

A Unimed Paranaguá realizou das 9h às 11h30, na quinta-feira, 7, uma ação na Praça Marinha do Brasil em alusão ao Dia Mundial da Saúde. No decorrer da manhã, os moradores que desembarcavam no Terminal Urbano de Ônibus, localizado ao lado da praça, tiveram acesso a orientações de saúde com a equipe presente no local, além de poder aferir a pressão arterial.

A supervisora de Enfermagem da Medicina Preventiva da Unimed Paranaguá, Gabriele Nogueira Cassimiro Pavão, explicou a importância de ações como essa para marcar a data e lembrar as pessoas sobre os cuidados básicos com a saúde. “O dia 7 de abril é comemorado pela Organização Mundial da Saúde desde 1948. A data é justamente para lembrar as pessoas do seu cuidado com a saúde, das medidas de prevenção, alguns pilares para termos uma vida e uma mente saudável. Pensando na sociedade como um todo e da saúde de todos, viemos até a praça para poder propagar essa ideia”, disse Gabriele.

Profissionais falaram sobre medidas de prevenção de doenças e hábitos saudáveis

A equipe presente na tenda montada pela Unimed falou sobre medidas de prevenção de doenças e hábitos saudáveis para colocar em prática no dia a dia. “Falamos sobre algumas medidas, alguns cuidados de prevenção como ingerir líquido regularmente, realizar atividade física, ter uma alimentação saudável para uma boa nutrição e também cuidar da saúde mental, que hoje é essencial no nosso dia a dia. Às vezes acabamos esquecendo e deixando ela de lado e quando vemos isso influencia no nosso corpo também”, afirmou Gabriele.

O público também recebeu um material informativo. “Além de todas essas orientações para o público, distribuímos folders sobre todas essas questões, falando sobre as doenças crônicas, já que a população mundial hoje tem um risco muito alto de obesidade, tem sido desenvolvido isso, com hipertensão, diabetes. Portanto, também visamos orientar sobre essas comorbidades. Além de aferir a pressão arterial, que é o serviço mais procurado”, ressaltou a supervisora de Enfermagem.

Equipe da Unimed Paranaguá distribuiu material informativo ao público

O local de instalação da tenda foi pensado de forma estratégica para atender o maior número de moradores.

“Aproveitamos para montar a tenda ao lado do terminal porque é onde a população chega dos bairros e passa por aqui, nosso objetivo foi alcançar o maior número de pessoas e abranger o máximo de orientações possíveis”, destacou Gabriele.

Segundo a profissional, essas datas comemorativas oportunizam levar os serviços de saúde até a população, gerando mais proximidade com o público que se sente mais à vontade para tirar suas dúvidas. “Esse serviço de vir até a rua, às praças, faz a gente se aproximar das pessoas. Ao invés da população procurar o local de saúde, a gente vem até eles, tira dúvidas que eles têm, mas esquecem quando vão até a unidade de saúde de referência. São questões simples, mas que pudemos auxiliar”, finalizou Gabriele.

Ação marcou a data e lembrou as pessoas sobre os cuidados básicos com a saúde

“O nosso planeta, a nossa saúde”

Todos os anos, a Organização Mundial da Saúde escolhe um tema para comemorar o 7 de abril e chamar a atenção da sociedade. Neste ano, o tema escolhido foi “O nosso planeta, a nossa saúde”, com enfoque nas ações necessárias para manter as pessoas e o planeta saudáveis e na promoção das sociedades focadas no bem-estar.

Entre os temas já trabalhados, está a segurança alimentar, no ano de 2015; depressão, em 2017; saúde para todos, em 2018; cobertura universal de saúde, em 2019; profissionais de enfermagem e todas as equipes de saúde, em 2020; e construir um mundo mais justo, equitativo e saudável, em 2021.