O “Dia D” de Vacinação, realizado no último sábado, 15, totalizou 8.256 doses aplicadas no litoral do Paraná. As Secretarias de Saúde dos sete municípios da região aderiram a mobilização e realizaram o chamamento do público para atualizar a caderneta vacinal, além de disponibilizar doses contra a Covid-19 (monovalente e bivalente) e Influenza. As doses de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e as demais continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde.
De acordo com dados dos municípios apurados pela 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá, a vacina contra a gripe foi a mais procurada no litoral durante o “Dia D”. Ao todo, 5.191 pessoas receberam a dose que reduz internações, complicações e óbitos na população-alvo. A segunda vacina mais aplicada durante a mobilização do último sábado, 15, foi a Covid-19 bivalente, com 1.755 pessoas alcançadas. A população do litoral também procurou pelas vacinas de rotina (838 doses aplicadas) e pela Covid-19 monovalente (472 doses).
Paraná
O Governo do Estado do Paraná mobilizou mais de 5 mil profissionais da saúde e registrou a aplicação de 308.906 doses no “Dia D” de Vacinação. Houve muita movimentação durante o dia nos mais de 1,3 mil locais de vacinação distribuídos nos municípios. Até o meio-dia, mais de 91 mil pessoas já haviam sido imunizadas. Porém, grande parte da população escolheu o período da tarde para receber a proteção contra as várias doenças, entre elas a poliomielite, sarampo, varicela.
Em todo o Paraná, a vacina contra a Influenza foi a que teve maior adesão, atingindo 177,3 mil doses aplicadas. Na sequência, veio a da Covid-19, com 98 mil aplicações, e as de rotina, com 33,4 mil.
Dentre as 20 vacinas disponíveis estavam a da Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), BCG (para formas graves de tuberculose), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Tetra Viral (SCRV), Hepatite A, Febre Amarela, Rotavírus, HPV, DTP (indicada para prevenir a difteria, o tétano e a coqueluche), DTPa (protege a mãe da difteria, tétano e coqueluche e fornece imunização passiva para o bebê que ainda está no útero), Influenza e Covid-19 (monovalente e bivalente).
“Foi um dia muito intenso para todos da área da saúde, uma mobilização estadual para a proteção de todos os paranaenses. Apesar do tempo estar chuvoso em algumas localidades, as pessoas não deixaram de comparecer. São 300 mil pessoas mais protegidas contra diversas doenças”, comemorou o diretor da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), César Neves.
Cobertura vacinal
De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal considerada ideal para a BCG, Covid-19 e Rotavírus é de no mínimo 90%, e para os outros imunizantes do calendário vacinal a meta é de 95%.
Atualmente, a cobertura vacinal está abaixo do ideal, como no caso da BCG (65,88%), Febre Amarela (65,69%), Hepatite A (59,53%), Hepatite B (64,55), Meningocócica C (64,58%), Pentavalente (66,44%), Pneumocócica (63,71%), Poliomielite (66,63%), Rotavírus (62,40%) e Tríplice Viral (68,90%).
“Vamos continuar com medidas estratégicas para a vacinação da população, que está procurando pelas doses. Confiamos nesse processo e continuaremos com o trabalho para o avanço da vacinação em todo o Paraná”, enfatizou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.
Com informações da Sesa