conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Dia 25 acontece evento de conscientização da mielomeningocele em Paranaguá

Iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Inclusão, no Senac

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão, promove, no próximo dia 25, quarta-feira, o 2.º Encontro Superando a Mielomelingocele, para marcar o Dia Mundial de Conscientização do problema. Também é o Dia Municipal confirmado pela Lei N°4.060, de 23 de setembro de 2021, em Paranaguá.

A Mielomeningocele é uma malformação congênita da coluna vertebral do feto que ocorre no início da gravidez. Isso faz com que os ossos da coluna do bebê não se desenvolvam adequadamente. Desse modo, as crianças podem desenvolver problemas graves, como hidrocefalia e paralisa cerebral. Mas, a identificação precoce oportuniza a realização da cirurgia fetal de correção, minimizando as sequelas.

Participantes

O primeiro evento sobre a mielo em Paranaguá ocorreu em 2022 e, neste ano, contará com a presença de representantes da Coloprast, de Curitiba. Também estará presente a Fundadora da Associação Brasileira Superando a Mielomeningocele (ABSAM) e Associação Paranaense Superando a Mielomeningocele (APSAM), Kelly Cavalcanti. Ela é fundadora do Movimento Células Tronco no Brasil e hoje é CEO do Centro Terapêutico Neurofuncional (CELEPE), em Curitiba.

Além dela, participam do encontro o atleta paralímpico de natação, João Gregorine; a enfermeira e fundadora do projeto Desfradados, Drielle Arruda, e o jogador de basquete de cadeira de rodas, Sérgio Veiga. Também enriquecerão o evento contando suas histórias de vida Rebeca e Willian, criadores do perfil e canal no YouTube, Pais de Duas Mielos; a coordenadora técnica da AVPL (Associação de Voleibol Paralímpico do Litoral), Shirley Marodim; Karoline Loyola, estudante do 4.º período de Informática do Instituto Federal do Paraná (IFPR); e Renan Crema, autor do livro “Mielo: Histórias de vida(s)”.

O evento é gratuito e aberto a toda a população que queira conhecer mais sobre o assunto.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress