O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no País. O combate a essa doença é simples e algumas medidas são essenciais na prevenção: uso diário do protetor solar e evitar a exposição ao sol nos períodos entre 10 e 16 horas são as principais formas de se evitar a doença.
Neste Espaço Momento Saúde, o Dermatologista da Unimed, Dr. Charles Name De Dominicis, fala sobre os cuidados e prevenção contra o câncer de pele. Confira:
Como se desenvolve o câncer de pele e quais são os primeiros sintomas?
Dr. Charles: O Câncer da Pele possui elevada prevalência no Brasil e mundo. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), há registro de mais de 180 mil novos casos por ano.
O Câncer da Pele pode iniciar como uma espécie de pinta inocente, que persiste no paciente e pode ir se modificando, aumentando, até que comece a apresentar sintomas como ardência, sangramento, prurido, dor. Sempre se lembre daquela pinta que não cicatriza!
Quais são os tipos de câncer de pele mais comuns?
Dr. Charles: Os tipos de câncer de pele mais comuns são os Carcinomas Basocelulares, Carcinomas Espinocelulares.
São conhecidos como do tipo não Melanomas.
Quanto tempo o câncer de pele demora para se manifestar?
Dr. Charles: Isso depende da gravidade e do tipo do câncer. Há cânceres que crescem de modo muito rápido e há outros que demoraram mais para manifestar os primeiros sintomas.
Existe cura ou tratamento para o câncer de pele?
Dr. Charles: Existe. O tratamento é cirúrgico e tem que ser realizado o acompanhamento com o médico dermatologista.