Hoje começa a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a dengue em 30 municípios no Paraná, os quais foram elencados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Aqueles que já tomaram a 1.ª dose da vacina, precisam tomar a 2.ª para garantir a imunização. Para isso, é preciso levar até a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou em algum dos pontos itinerantes, a carteira de identidade. Em Paranaguá e Assaí o público-alvo escolhido para receber as doses é composto pela população de 9 a 44 anos. A campanha acontece até o próximo dia 31, sem previsão de prorrogação.
Segundo os dados do boletim epidemiológico divulgado pela Sesa na manhã de ontem, 2, Paranaguá contabiliza 35 casos de dengue contraídos no próprio município, número de casos bem abaixo do vivenciado no mesmo período do ano passado. O alcance do controle da doença é atribuído, entre outras medidas, a disponibilização da vacina.
O investimento pelo governo estadual foi de R$ 75 milhões para aplicação das três doses e já vem apresentando resultados positivos, como explicou o secretário Estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. “Trata-se de uma iniciativa pioneira, que já vem dando bons resultados. Estima-se que a vacina conceda uma proteção de 93% contra a dengue grave e ainda reduza em 80% o número de internações pela doença”, destacou.
O secretário Estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, afirmou que a vacina oferece proteção de 93% contra a dengue grave
O secretário ainda alertou que esta é a última chance para as pessoas que fazem parte do público-alvo, mas que ainda não tomaram a primeira dose. “Não perca tempo. A vacina é segura e extremamente eficaz, pois protege contra os quatro sorotipos da dengue. Por isso, procure um posto de vacinação mais próximo e garanta sua imunização”, recomendou.
TRÊS DOSES
A terceira fase da campanha deve ocorrer em setembro deste ano, quando o público-alvo retornará às unidades para garantir a imunização total. A diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, alertou sobre a necessidade de tomar as três doses. “Após a primeira dose, em torno do quinto ao sexto mês, a proteção começa a cair. Por isso, é preciso a segunda dose para aumentar novamente, e a partir da 3.ª dose a proteção fica regular por muitos anos”, declarou.
Algumas pessoas não podem tomar a vacina contra a dengue, são elas: gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida, pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas, e pessoas em tratamento de radioterapia ou quimioterapia.
Doses serão disponibilizadas em unidades de saúde, supermercados, praças e igrejas, de acordo com cronograma semanal
Ilda ainda frisou que durante a campanha da 1.ª dose, houve reações locais somente em 16 pessoas, como inchaço e vermelhidão, que em 24 horas já desapareceram. Em Paranaguá, elas foram acompanhadas e não tiveram nenhuma complicação. “O que observamos é o que pode ocorrer com qualquer outra vacina”, complementou.
CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO
Nesta sexta-feira, 3, a vacina será disponibilizada nos seguintes locais: Feira da Praça Fernando Amaro; Colégio Estadual Didio Camargo Viana; Casa de Convivência, em Alexandra; Hammud Shopping, na Praça dos Leões; Hiper Condor; Supermercado Condor; Supermercado Bavaresco Palmital; Bavaresco Parque São João; Bavaresco Max; TCP; Shopping Estação Mall; BRF; e Viação Rocio.
Excepcionalmente no sábado, 4, a população também poderá tomar a dose nos seguintes lugares: Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Gabriel de Lara; Praça Ciro Abalém; Calçadão Hugo Simas; Feira da Catedral; TCP; Hiper Condor; Supermercado Condor; Supermercado Bavaresco Palmital; Bavaresco Parque São João; Bavaresco Max; e Shopping Estação Mall.