A partir de amanhã, dia 3, até o dia 31 de março, a população de 9 a 44 anos deverá se vacinar gratuitamente contra a dengue. A 2.ª dose da vacina será disponibilizada para os moradores que estão na faixa etária e nos municípios estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Aqueles que não tomaram a 1.ª dose no ano passado, terão essa segunda chance para se prevenir dos quatro sorotipos da doença.
Para gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida, pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas, e pessoas em tratamento de radioterapia ou quimioterapia, a vacina não é indicada.
A expectativa é imunizar com a 1.ª dose, 55.120 pessoas; e 36.198 para a segunda dose. A campanha de vacinação acontece em todas as unidades de saúde em Paranaguá das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Além das unidades, o público alvo também pode procurar por alguns pontos estratégicos como supermercados, igrejas e praças. Para isso, é preciso levar o RG e o cartão de vacinação da primeira dose, para aqueles que guardaram.
População de 9 a 44 anos poderá se vacinar a partir de amanhã
A segunda e a terceira doses da vacinação são importantes para garantir a imunidade. A 3.ª fase deve ocorrer ainda em setembro deste ano. A campanha não prevê a prorrogação para o mês de abril, já que no próximo mês inicia a imunização contra a Influenza.
A diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, destacou que a campanha é uma ação conjunta entre a Sesa e a Secretaria Municipal de Saúde. “As pessoas podem procurar onde for melhor para elas. Vamos trabalhar com postos fixos itinerantes e divulgar aos poucos o cronograma a cada semana. Além disso, teremos unidades itinerantes em bairros, colônias e ilhas para garantir a vacinação”, disse.
MEDIDAS DE CONTROLE
Ilda lembrou que neste período no ano passado, a situação estava grave no município, com 20 óbitos contabilizados e mais de seis mil casos confirmados. “As unidades estavam abarrotados e o Hospital Regional do Litoral com casos graves e gravíssimos, isso é importante para nos relembrarmos. Pode ser que já tenhamos percebido os primeiros resultados da vacinação contra a dengue”, afirmou a diretora da Regional de Saúde. De acordo com o último boletim divulgado pela Sesa, Paranaguá registrou 34 casos de agosto de 2016 até o dia 21 de fevereiro.
Mesmo com os possíveis resultados positivos oriundos da 1.ª fase da vacinação, Ilda reforçou que é preciso manter os cuidados quanto à remoção dos criadouros. “A principal arma para vencer a dengue é remover os criadouros, e a vacina é nosso segundo instrumento. Temos que evitar a água parada”, salientou.
Nesta sexta-feira, 3, a vacina será disponibilizada nos seguintes locais: Feira da Praça Fernando Amaro; Colégio Estadual Didio Camargo Viana; Casa de Convivência, em Alexandra; Hammud Shopping, na Praça dos Leões; Hiper Condor; Supermercado Condor; Supermercado Bavaresco, no Palmital; Bavaresco Parque São João; Bavaresco Max; TCP; Shopping Estação Mall; BRF; e Viação Rocio.
Excepcionalmente no sábado, 4, a população também poderá tomar a dose nos seguintes lugares: Secretaria Municipal de Saúde (Avenida Gabriel de Lara); Praça Ciro Abalém, na Ilha dos Valadares; Calçadão Hugo Simas; Feira da Catedral; TCP; Hiper Condor; Supermercado Condor; Supermercado Bavaresco, no Palmital; Bavaresco Parque São João; Bavaresco Max; e Shopping Estação Mall.