Ciência e Saúde

Com um caso confirmado e um suspeito de Chikungunya, Guaratuba alerta para prevenção ao Aedes Aegypti

Desde agosto de 2022, município registrou três casos de Dengue

v95f04n0

Paraná está há quase três anos sem registrar casos de febre amarela em humanos --

Na quarta-feira, 8, a Prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, abordou a situação não somente da dengue no município, como também da Chikungunya, abordando os  últimos boletins da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Segundo o município, atualmente o município apresenta um caso confirmado e um registro suspeito da Chikungunya, bem como três diagnósticos positivos da dengue e nenhum do Zika vírus. Todas as doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. 

“Alerta: dois casos de Chikungunya estão em investigação na cidade. O primeiro caso foi confirmado em exame laboratorial preliminar efetuado pelo Laboratório Central (Lacen), para confirmação do caso a Secretaria de Estado da Saúde orienta realizar mais um exame laboratorial para descartar falso positivo”, explica a assessoria. 

De acordo com a prefeitura, a Chikungunya apresenta, entre seus sintomas, febre quase sempre, dor articular intensa,  manchas vermelhas em início precoce no primeiro ou segundo dia, assim como a possibilidade de conjuntivite. A Dengue apresenta sintomas como febre alta e contínua, dor articular quase sempre, manchas vermelhas de forma tardia (entre o quarto e sétimo dia).  “Ao perceber sintomas, procure um posto de saúde para atendimento imediato”, orienta. 

Dengue

“O último boletim da Dengue traz três casos confirmados em Guaratuba, no acumulado.  Dois dos casos confirmados foram contraídos dentro do município (autóctones), seis casos aguardam resultado, 10 estão em investigação e 155 casos foram descartados”, informa a assessoria do município.

“O boletim é referente a semana de 29/01 a 04/02, o acumulado refere-se a Semana Epidemiológica n.°27 que é contabilizado, no caso da dengue, desde agosto de 2022”, ressalta a Secretaria de Saúde.

Prevenção

“Assim como a dengue, a Chikungunya e o Zika vírus são transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti. É preciso estar atento aos locais que possam acumular água e tornam-se possíveis criadouros do mosquito, principalmente no verão”, finaliza a prefeitura.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Você também poderá gostar

Com um caso confirmado e um suspeito de Chikungunya, Guaratuba alerta para prevenção ao Aedes Aegypti

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Com um caso confirmado e um suspeito de Chikungunya, Guaratuba alerta para prevenção ao Aedes Aegypti

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.