Na quarta-feira, 12, a Prefeitura Municipal, por meio do Comitê Gestor de Combate à Dengue, realizou uma Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) com a participação das secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, junto com o Departamento de Fiscalização e Guarda Civil Municipal (GCM). Vistorias foram realizadas em pontos específicos dos bairros Bom Retiro, Mangue Seco, Sertãozinho e Tabuleiro.
“Matinhos possui o segundo maior número de casos da dengue no Litoral. Com 3.967 casos confirmados, está atrás apenas de Paranaguá”, informa a Prefeitura. Segundo a agente de combate a endemias, Neli Steffen Bossi, a fiscalização focou localidades como borracharias, pontos de reciclagem e pistas de kart, onde foram identificados acúmulos inadequados de materiais propícios à proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya. “Esses pontos eram vistoriados a cada 15 dias, mas com o surto da doença no início deste ano, precisamos redirecionar o foco da equipe. Agora, com a entrada do inverno, retomamos a fiscalização”, explica.
Outro foco da ação dos agentes foi a vistoria de documentos de pontos de reciclagem, visto que, em alguns casos, há a presença de armazenamento incorreto de materiais. De acordo com o coordenador da ação, André Matsuzaki, além de todo o contexto coletivo dos bairros, a AIFU foca a saúde dos trabalhadores dos pontos fiscalizados, eliminando criadouros e também orientando os cidadãos para armazenarem corretamente os materiais. “A equipe sanitária foi responsável por identificar e eliminar os focos, enquanto a fiscalização verificou a documentação e regularidade dos estabelecimentos. Nesta etapa, foram verificados 11 pontos, porém, existem outros locais que também possuem um alto índice da doença e serão alvo das ações no decorrer do ano”, explica.
“Este é um trabalho conjunto. Vamos continuar fiscalizando, mas contamos com apoio da comunidade para que ela também adote medidas de prevenção em residências e estabelecimentos, contribuindo assim para um ambiente mais seguro e livre de criadouros do mosquito”, finaliza André Matsuzaki
Com informações do Departamento de Comunicação/Prefeitura de Matinhos