conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Com estoque baixo, Hemepar Paranaguá necessita de doadores de sangue

A urgência, no momento, é pelo sangue O negativo e B negativo

Publicado

em

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), em Paranaguá, necessita de doadores de sangue para manter em dia o estoque de material e também para repor as bolsas que são utilizadas nos hospitais da região litorânea.

Nádia Cristina Tadra, Assistente Social da Unidade do Hemepar Paranaguá, destacou a importância do ato de doação. “Doar sangue é um ato altruísta e de solidariedade. A doação é 100% voluntária e pode beneficiar qualquer pessoa. Doe sangue regularmente. Tem sempre alguém precisando de você”, ressaltou. 

Nádia Cristina Tadra, Assistente Social da Unidade do Hemepar Paranaguá, destaca a importância da doação de sangue

Segundo a Assistente Social do Hemepar, hoje há uma necessidade urgente de sangue dos tipos sanguíneos O negativo e B negativo. Os moradores no litoral que desejam doar sangue podem agendar o atendimento pela internet. Para isso, é preciso acessar o site www.saude.pr.gov.br/doacao. Há também o telefone/WhatsApp (41) 3420-6663. “Nós iremos ver o melhor horário que o doador consegue se adaptar. Continuamos no mesmo endereço, na Rua Gabriel de Lara, 657 – João Gualberto. O Hemepar Paranaguá funciona de segunda à sexta-feira”, frisou Nádia.

A doação de sangue é uma necessidade contínua na rede estadual de saúde para carregamento da rede do Hemepar, que é utilizado em pacientes do sistema público de saúde do litoral. Em Paranaguá, o Hemepar fica localizado na Avenida Gabriel de Lara e é gerido por meio da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

CRITÉRIOS

Para doar é preciso ter entre 16 a 59 anos, estar bem de saúde, não estar com manifestações gripais (coriza, dor de garganta, rinite, alergias, tosse, com estes sintomas deve fazer isolamento em sua residência), estar alimentado, demais critérios serão avaliados na entrevista.

ORIENTAÇÃO

A Assistente Social do Hemepar evidenciou o fato de que uma doação pode beneficiar até quatro pessoas e reiterou o convite para a população procurar a unidade em Paranaguá. “Eu peço aos cidadãos do nosso litoral que eles retomem o ato de doação. É um ato saudável e seguro. A urgência é para doação de sangue dos tipos O negativo e B negativo. Então, eu faço um apelo à população que agendem a sua doação. Lembrando que a necessidade de sangue não tira férias e que com uma bolsa poderemos salvar até quatro vidas”, destacou Nádia Cristina Tadra.

Homens podem doar quatro vezes ao ano e mulheres por três vezes (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

CONTATO

Empresas, grupos de pessoas e prefeituras dos municípios da região do litoral que queiram se mobilizar para a doação de sangue devem entrar em contato com o Hemepar pelo telefone (41) 3420-6663 (WhatsApp). Homens podem doar quatro vezes ao ano e mulheres três vezes.

Em alta