conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Com enorme procura, novo estoque da vacina contra a gripe deve chegar na quarta-feira, 25

Campanha iniciou na segunda-feira, 23, e movimento foi acima do esperado nas unidades de saúde em Paranaguá

Publicado

em

A Campanha de Vacinação contra a Gripe, antecipada neste ano pelo Ministério da Saúde, teve grande adesão dos idosos em Paranaguá já no primeiro dia da ação. A manhã de segunda-feira, 23, início da vacinação, foi marcada pela procura pela dose nas unidades de saúde. O movimento fez com que o estoque inicial acabasse, por isso, a vacina será disponibilizada novamente na quarta-feira, 25.

Em Paranaguá, as filas se formaram do lado de fora para evitar aglomeração em função da pandemia do Coronavírus. Vale ressaltar, que a dose disponibilizada não previne contra a Covid-19, mas sim de vírus da gripe que provocam sintomas similares ao Coronavírus.

“Em decorrência da grande procura neste primeiro dia, nossa orientação é para que as pessoas com idade acima de 60 anos procurem as unidades a partir de quarta-feira, 25, pois, de acordo com a 1.ª Regional de Saúde, o estoque de doses da vacina será reposto. Os idosos não precisam se preocupar, pois não faltará vacina, conforme o Ministério da Saúde”, salienta a enfermeira da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Maristela Cerqueira.

A primeira fase da vacina contra a gripe é voltada aos profissionais de saúde e pessoas acima de 60 anos. “Os idosos não entrarão nas unidades como forma de prevenção ao Coronavírus, por isso, orientamos que se perceberem que a fila já está um pouco grande, voltem para casa e retornem em outro horário ou dia. Todas as medidas que estamos tomando é para prevenção desse público-alvo”, ressaltou Maristela.

Onde tomar a vacina em Paranaguá

Em Paranaguá, a aplicação da vacina acontecerá, assim que restabelecido o estoque, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30. Todas as unidades contarão com aplicação de vacina da gripe. No entanto, as unidades do Santos Dumont, Araçá e Serraria do Rocha terão pontos estratégicos. Quem é atendido na unidade do Santos Dumont deve se vacinar na sede do Motoclube Robalos Rebeldes. Já os idosos atendidos pela Serraria do Rocha devem se dirigir à igreja católica Santíssimo Redentor e quem utiliza a unidade do Araçá deve ir até a Escola Municipal Leôncio Corrêa.

A Unidade de Saúde Gabriel de Lara, antiga sede da Secretaria Municipal de Saúde, também contará neste período com a vacinação contra a gripe para os idosos.

A Prefeitura de Paranaguá esclarece que idosos acamados serão vacinados em suas residências pelas equipes de agentes comunitários de saúde (ACS) como já ocorreu em outras campanhas de vacinação. Para se vacinar, o idoso deverá portar documento de identificação, Cartão do SUS e, se possível, Cartão da Família.

Guaratuba

A Prefeitura de Guaratuba informou que somente no sábado, 21, vacinou 1.600 idosos com 70 anos ou mais, que possuem cadastro em qualquer Unidade de Saúde da cidade, nas próprias residências. A ação consumiu todo o estoque de vacinas e, assim como Paranaguá, as unidades de saúde ficaram desabastecidas da dose contra a gripe.

A Secretaria Municipal da Saúde pede para que, a partir de quarta-feira, 25, a população ligue para a unidade básica para verificar se o estoque foi abastecido.

Vacinação extramuros

As ações das prefeituras seguem a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que pediu para que os municípios adotassem a vacinação extramuros, ou seja, fora das unidades de saúde.

“Estamos seguindo as orientações do Ministério da Saúde e considerando o atual cenário epidemiológico do Coronavírus”, informou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. “Solicitamos aos municípios para ampliarem os locais de vacinação, com o objetivo de evitar aglomerações nos postos de saúde. Tomamos esta medida em parceira com a Associação dos Municípios do Paraná”, explicou o secretário.

A Secretaria da Saúde enviou esta recomendação para as 22 Regionais de Saúde para que apoiem os municípios nestas ações de ampliação. “Entre os possíveis espaços que podem ser utilizados nesta campanha, indicamos a utilização da estrutura física de escolas ou faculdades, que neste momento estão sem aulas. Indicamos, ainda, parcerias com empresas, comércio, instituições como Senai, Sesi, Sesc, Senac, Rotary e conselhos profissionais”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes. “Recomendamos ainda a vacinação em domicílio para idosos acima de 70 anos, de acordo com a capacidade operativa do serviço municipal de saúde”, complementou a diretora.

Fases da campanha

Nesta primeira fase, a vacina é restrita a idosos, a partir de 60 anos, e profissionais da saúde. A decisão de se iniciar a campanha por estes grupos é uma medida de proteção já que estas pessoas estão mais vulneráveis e expostas às contaminações.

Na segunda fase, a partir de 16 de abril, a imunização abrangerá professores, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas em outras condições clínicas especiais.

A terceira fase da campanha de imunização contra a gripe terá início no dia 9 de maio, contemplando crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

A meta do Governo Estadual é atingir cobertura vacinal de 90% do público-alvo, estimada em 3,844 milhões de pessoas.

Com informações da SESA, Prefeitura de Paranaguá e Prefeitura de Guaratuba

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress