conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Com a proximidade do Carnaval, Hemepar reforça a importância da doação de sangue

Sede do Hemepar Paranaguá fica localizado na Avenida Gabriel de Lara.

Publicado

em

Homens podem doar sangue a cada 60 dias. Já as mulheres podem doar a cada 90 dias / Foto: Arquivo

O Hemepar Paranaguá, que atende todos os municípios que compõem a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS), reforça a importância da doação de sangue no litoral do estado antes do período de Carnaval. O pedido é feito, principalmente, devido ao feriado dos eventos carnavalescos, período em que, historicamente, a procura diminui na sede do Hemepar.

“O Carnaval é uma data festiva na qual muitas pessoas acabam exagerando e cometendo algumas infrações de trânsito resultando em um aumento no índice de acidentes em nossas estradas, o aumento da população flutuante em nosso litoral é outro fator que acaba aumentando consequentemente a utilização de hemocomponentes em nossos hospitais. Por isso sempre pedimos aos nossos doadores que fidelizem conosco fazendo doações regulares para que não tenhamos surpresas negativas. Não temos nenhuma recomendação específica do Hemepar, mas a nossa experiência com anos anteriores nos mostrou que nesses feriados prolongados há um aumento considerável no uso de hemocomponentes”, destacou o chefe do Hemepar Paranaguá, Carlos Henrique Souza da Silva.

O Hemepar Paranaguá fica na Rua Gabriel de Lara, 657 – João Gualberto e funciona de segunda à sexta-feira / Foto: Gilson Abreu/AEN

AGENDAMENTO

Os moradores no litoral que desejam doar sangue neste começo do ano e, principalmente, antes do Carnaval, podem agendar o atendimento de forma on-line, através da internet. Para isso, é preciso acessar o site: www.saude.pr.gov.br/doacao. Há também o telefone/WhatsApp (41) 3420-6663.

“Neste período de alta temporada férias escolares, as pessoas aproveitam para viajar e geralmente nossos estoques realmente baixam, graças a reportagem feita com vocês no início do ano, tivemos um mês de janeiro com um número bom de doadores, baixando aproximadamente 20% o número de doações comparando com o ano passado que tivemos uma baixa de 50% em nossas doações, podemos dizer que começamos o ano com o pé direito, porém sempre dependemos de doadores altruístas para manter nossos estoques em níveis considerados adequados para podermos atender a nossa demanda”, comentou Carlos.

CRITÉRIOS

É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano.

“Mais uma vez agradeço a oportunidade de abrir esse canal para divulgar o nosso trabalho e as nossas necessidades, isso realmente faz muita diferença para nós. Doar sangue é doar vida. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, O Negativo é o mais utilizado por ser o doador universal. Se você está em boas condições de saúde, agende sua doação através do site saude.pr.gov.br/doacao”, disse.

“Sempre temos horários disponíveis. Lembrando que o agendamento é para que possamos melhor atender nossos usuários. O seu sangue é o tipo de alguém. Aguardamos e já agradecemos a sua doação”, finalizou o chefe do Hemepar Paranaguá.

plugins premium WordPress