conecte-se conosco

Ciência e Saúde

CMAE em Paranaguá tem programação de lives sobre saúde mental

A próxima transmissão ocorre na quinta-feira, 16

Publicado

em

Diversas ações são realizadas durante o mês de setembro para conscientizar a população sobre saúde mental. Trata-se da campanha Setembro Amarelo, importante instrumento utilizado para prevenção ao suicídio e valorização à vida. O Centro Municipal de Avaliação Especializada (CMAE) aderiu a campanha com lives em sua página no facebook abertas a toda a população.

O CMAE atua durante todo o ano nas avaliações de crianças da Rede Municipal de Ensino, além da formação de professores com profissionais das áreas de terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. De acordo com informações divulgadas pela campanha no Brasil, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Saúde do professor

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números diversos órgãos da sociedade se unem para propor o diálogo. A diretora do Departamento de Educação Especial do CMAE, Irazilda Bisson Dalago, explicou como o “Programa Municipal Saúde do Professor”, desenvolvido no CMAE pela Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) tem sido realizado, especialmente neste mês. 

“Temos  proporcionado espaços de diálogos em grupos com os professores nas unidades de ensino, mediado pela psicóloga do Programa, acerca deste tema, visando a saúde mental, valorização da vida, conscientização e a prevenção do suicídio”, disse Irazilda.

Programação

No dia 8 foi realizada a primeira live sobre o Setembro Amarelo, com a convidada Katiane Arndt, bióloga especializada em saúde da família. A conversa ainda está disponível na página do Centro. “A próxima está programada para ser realizada dia 16 com o psicólogo Átila Faria, presidente do Núcleo de Apoio à Vida, de Pontal do Paraná, podendo ser acompanhada através da página do facebook CMAE”, contou Irazilda.

A live é aberta a todos os interessados em acompanhar e saber mais sobre saúde mental, mas é voltada, principalmente, aos professores da Rede Municipal de Ensino. “Especialmente aos que participam do Programa Municipal Saúde do Professor, além de toda a população em geral, que deseja conhecer e se conscientizar acerca do tema do suicídio e da saúde mental”, reforçou Irazilda.

A programação contempla assuntos referente ao tema, como: saúde mental, sinais e fatores de risco, como ajudar, tratamentos e cuidados, entre outros. “A adesão à campanha ocorreu devido à compreensão da importância de discutir o tema, principalmente após o atual cenário ‘pós pandêmico’ para quebrar pré-conceitos, acolher e orientar acerca do suicídio; fornecendo assim, subsídios para que os professores, parentes e pessoas próximas saibam identificar sinais prévios, auxiliar e encaminhar ao serviço médico este indivíduo que se encontra em situação de risco”, destacou Irazilda.

Segundo ela, o intuito é priorizar e  valorizar a vida de cada indivíduo. “Por isso, a campanha do Setembro Amarelo é essencial para destacar ainda mais a importância da valorização e prevenção da saúde mental.  O  Programa Saúde do Professor, além da adesão a campanha tem as programações mensais que já são realizadas durante todo o ano com os professores da rede municipal, abordando diversos temas acerca da saúde física, mental e social, como forma de prevenção contando com o acompanhamento psicológico e psiquiátrico. É necessário olhar para o outro, ouvir e estar atento aos sinais que aparecem.  Agir salva vidas”, finalizou Irazilda.

Publicidade










plugins premium WordPress