Em continuidade ao Ciclo de palestras que o Instituto Peito Aberto promove neste mês em Paranaguá, será realizada uma explanação sobre alimentos e prevenção, com a nutricionista Dra. Ruth Lages, especialista em fisiologia humana e da nutrição. O tema da palestra será “Alimentos ou Vilões” e tem como objetivo informar sobre como os alimentos podem auxiliar na prevenção do câncer de mama, assim como ajudar no tratamento.
O evento é gratuito e realizado no auditório do Sesc Paranaguá todas as terças-feiras deste mês, com profissionais de diversas áreas trazendo conteúdos sobre saúde e prevenção da mulher em alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama.
Nesta semana, a Dra. Ruth Lages vai discorrer ao público sobre a diferença entre alimento e produto alimentício. “E o quão mal esse produto pode fazer ao nosso corpo com relação ao câncer. De forma geral, o câncer se alimenta de açúcar, mas as pessoas têm a ideia errônea de que o açúcar é só aquele que a gente coloca no café e isso não é verdade. O açúcar é uma molécula e existem muitos produtos alimentícios, inclusive alimentos naturais, que no processo de digestão se transforma em açúcar”, explicou a Dra. Ruth.
Segundo ela, até mesmo as frutas devem ser ingeridas com cautela por quem está em tratamento de câncer. “As frutas, por exemplo, já têm o açúcar natural, chamado de frutose, e algumas têm isso em níveis elevados. Então, as mulheres que estão em processo de quimioterapia têm que tomar cuidado com algumas frutas como a uva, por exemplo. A farinha de trigo se transforma em açúcar, assim como o macarrão e o arroz. Vou falar durante a palestra sobre essa diferença daquilo que é alimento e daquilo que é vilão”, destacou a nutricionista.
Programação
Na terça-feira da próxima semana, dia 17, o Ciclo de palestras terá o Dr. Lucas Nitsche Rocha, cirurgião geral e cirurgião do aparelho digestivo, que falará sobre “Obesidade, a doença do século XXI”.
No dia 24, será a vez de tratar da saúde mental, com a psicóloga clínica, Coach e psico-oncologista, Dra. Adriana Grosse, com o tema “Câncer de mama e o papel das emoções”.
No dia 31 de outubro, a programação será encerrada com a educadora física e programadora neurolinguística, Luciana Pola; e com a bióloga e especialista em saúde da mulher pelo Sesc Paranaguá, Katiane Arndt.
Apoiadores
O evento é realizado pelo Instituto Peito Aberto, em parceria com o Sesc Paranaguá e Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap).