Ciência e Saúde

Cerca de 7 milhões de crianças ainda não foram vacinadas contra a paralisia infantil

População-alvo estimada é de cerca de 11,2 milhões de crianças de 1 a menores de 5 anos

crianças

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo para crianças.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até 30 de outubro e tem como população-alvo estimada cerca de 11,2 milhões de crianças de 1 a menores de 5 anos

A menos de uma semana do fim da Campanha Nacional de Vacinação, 7,3 milhões de crianças ainda não foram imunizadas contra a poliomielite no Brasil. Até o momento, somente cerca de 4 milhões (35%) foram vacinadas contra a paralisia infantil. O público-alvo estimado é de 11,2 milhões das crianças de 1 a menores de 5 anos.

Com o conceito ‘Movimento Vacina Brasil. É mais proteção para todos, a campanha de multivacinação visa a atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação teve início em 5 de outubro e encerra no final do mês, simultaneamente a campanha contra a Poliomielite. Na ocasião, são ofertadas todas as vacinas do calendário nacional de vacinação.

O Estado que mais vacinou as crianças até agora foi o Amapá (62,59%), seguido do Estado da Paraíba (50,11%). Rondônia foi o Estado que menos vacinou, tendo atendido apenas 11,76% do público-alvo. A recomendação aos Estados que não atingirem a meta é continuar com a vacinação de rotina, oferecida durante todo o ano nos mais de 40 mil postos de saúde distribuídos pelo País.

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá gostar

Cerca de 7 milhões de crianças ainda não foram vacinadas contra a paralisia infantil

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.