O Centro Municipal de Especialidades (CME) de Paranaguá foi interditado em fevereiro de 2015 e ficou abandonado por muitos meses. Quem passava pelo local, que está no centro da cidade, podia observar infiltrações que comprometiam a estrutura e causavam alagamentos. O prédio encontrava-se sem qualquer segurança ou obstáculos para invasões e foi totalmente depredado.
Neste período também houve furtos de instalações elétricas, grades, portas e fechaduras. A boa notícia é que o prédio teve as obras iniciadas e a expectativa é que sejam entregues no aniversário de Paranaguá, no dia 29 de julho.
O espaço foi interditado pela Vigilância Sanitária do município após intensas chuvas que provocaram danos no telhado. O local atendia a população que necessitava de médico vascular, urologista, cirurgião geral, cardiologista, psicólogos e fonoaudiólogos.
A ordem de serviço para reforma do CME foi assinada pelo prefeito Marcelo Roque em novembro do ano passado com o investimento de R$ 758.815,14. O recurso está sendo aplicado na recuperação do telhado, das esquadrias, dos revestimentos, além de investimento em equipamentos de segurança, pintura entre outras intervenções.
ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS
O prefeito Marcelo Roque disse que tem acompanhado a obra de perto e que o mais urgente já foi resolvido. “Nesta semana, estive na obra falando com o encarregado, perguntando como está a reforma, que está praticamente 30% concluída, a parte do telhado já está sanada, temos novas telhas com as calhas, que é o mais importante porque o que acabou com o prédio foi a infiltração, a falta de manutenção”, destacou.
Além disso, o prefeito lembrou que a retomada dos atendimentos especializados no CME vai melhorar de forma geral a saúde no município. “Temos 90 dias, um prazo com bastante folga para entregar essa obra tão importante para o nosso povo. O CME tem mais de 50 anos, quem já não foi atendido naquele espaço? Mas, infelizmente, ficou abandonado. Nós temos o terminal de ônibus ao lado, toda a população deságua no terminal e ficará mais fácil com esse atendimento ao lado. Isso desafogará os postos de saúde nos bairros”, ressaltou o prefeito.
O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, afirmou que a entrega do espaço será uma grande conquista para a administração e para os moradores. “As obras estão cumprindo o cronograma de contrato, a empresa tem direito a 120 dias contratuais, a arquiteta tem acompanhado e tudo tem ocorrido dentro do esperado. A previsão é entregarmos no aniversário de Paranaguá, mas acredito que antes disso já estaremos no prédio com a mobília sendo instalada para poder fazer uma comemoração sem precedentes. Aquilo foi a expressão máxima do desrespeito com o dinheiro público, pois deixaram deteriorar um prédio dessa importância para a saúde pública”, analisou Oliveira.