conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Campanha de Vacinação segue até o dia 30 de junho

Saldo parcial de vacinados em Paranaguá é de 19.129 pessoas (Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde)

Publicado

em

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe encerra na terça-feira, 30. Nesta fase da campanha, podem ir até a unidade de saúde receber a dose todos aqueles que fazem parte do público-alvo. A terceira e última fase, iniciada em 11 de maio, tinha previsão de vacinar 90% do grupo considerado prioritário até o dia 5 de junho. No entanto, o prazo foi estendido para que fosse possível imunizar mais pessoas.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, foram vacinadas, desde o início da campanha, 19.129 pessoas. “O número deve aumentar significativamente, pois ainda será descarregado no sistema o total de vacinas aplicadas por unidade de saúde”, ressaltou a secretaria.

O público-alvo da Campanha é formado por idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (pós-parto até 45 dias) e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

“A vacinação contra a gripe prossegue até 30 de junho e é muito importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo e ainda não se vacinaram procurem uma unidade de saúde. A gripe também pode provocar agravamentos na saúde do paciente, por isso, a importância de se proteger”, lembrou a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maristela Cerqueira.

“Vacina Móvel” estará na Ilha dos Valadares na quarta-feira, 24, para atualização da carteira de vacinação dos moradores (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

“Vacina Móvel”

Na quarta-feira, 24, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará com o “Vacina Móvel” em duas localidades na Ilha dos Valadares. Pela manhã, das 9h às 11h30, o veículo estará na praça Orlando dos Santos, no bairro Sete de Setembro. No período da tarde, a equipe estará das 13h30 às 16h, na Vila Itiberê, próximo à padaria La Monique.

O objetivo da ação é atualizar a carteira de vacinação de crianças, jovens, adultos e idosos, não apenas com doses contra a gripe, como também de todas as outras vacinas de rotina que estejam em falta. “É preciso portar a carteira de vacinação para que a equipe verifique quais vacinas de rotina estão faltando e faça a atualização das doses, além de um documento de identidade”, destacou a secretaria.

O “Vacina Móvel” tem sido utilizado nos bairros e já passou pelo Baduca e Vila Santa Maria. Vale ressaltar que a vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades básicas de saúde.

Nos anos anteriores, as doses que sobraram da vacina contra a gripe foram disponibilizadas para a população de forma geral, mesmo para aqueles que não fazem parte do público-alvo da campanha. No entanto, para isso, é necessária uma recomendação do Ministério da Saúde, algo que ainda não foi feito.