Ciência e Saúde

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite alcançou apenas 20% das crianças no litoral do Paraná

Mobilização segue até o dia 9 de setembro

o204fuc2

Crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 são vacinadas no posto de saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, zona norte do Rio, para receber a dose contra a pólio e contra o sarampo.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022, que iniciou no dia 8 de agosto, será encerrada no próximo dia 9 de setembro. A mobilização se faz necessária pelas baixas coberturas vacinais observadas em todo o País. No litoral do Paraná não é diferente. Segundo os números divulgados pela 1.ª Regional de Saúde na quarta-feira, 31, os sete municípios do litoral alcançaram somente 20,6% da cobertura vacinal contra a poliomielite em crianças menores de cinco anos.

Entre os municípios da região, Antonina alcançou 9,74% das crianças dessa faixa etária, Guaraqueçaba está com 61,51% do público-alvo vacinado, Guaratuba está com 29,74%, Matinhos com 12,14%, Morretes com 26,99%, Paranaguá com 19,30% e Pontal do Paraná com 16,81% de imunizados contra a poliomielite. No total, das 18.302 crianças previstas para receberem a dose contra a doença na região, apenas 3770 foram levadas pelos pais ou responsáveis para receberem o imunizante, desde o início da campanha.

Paranaguá 

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá informou que a o intuito é aumentar as coberturas vacinais e chamar a população para atualização do calendário vacinal das crianças e adolescentes, além das vacinas que são voltadas aos adultos e idosos.

Segundo a secretaria, o município aplicou 2.091 doses contra a poliomielite desde o início da campanha, sendo 1.585 em forma de gotinhas 506 injetáveis.

“Todas as unidades têm a vacina contra a pólio lembrando que a campanha vai até o dia 9 de setembro e, ainda vale ressaltar, que estamos com a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que até agora fizemos somente 2.502 aplicações”, informou a Secretaria de Saúde de Paranaguá.

Além da vacina contra a gripe, também está baixa a procura em Paranaguá pelas doses da Meningocócica C (com apenas 490 doses aplicadas) e Meningocócica ACYW (com 228 aplicações). 

Doses disponíveis

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de um a menores de cinco anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). O Ministério da Saúde reforça que todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As vacinas da Covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

“A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980”, enfatizou o Ministério da Saúde.

Poliomielite

Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, totalizando mais de 14.3 milhões de pessoas, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Você também poderá gostar

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite alcançou apenas 20% das crianças no litoral do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Campanha de Vacinação contra a Poliomielite alcançou apenas 20% das crianças no litoral do Paraná

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.